Topo

Infomoto

O Escorpião da Akrapovic

Infomoto

02/01/2012 16h38

No mundo tunning é normal as empresas montarem showcars para divulgar suas marca e produtos. Se depender da Akrapovic, tradicional fabricante eslovena de escapamentos, a moda vai pegar também entre as motos. Vista pela primeira vez em 2011, a Morsus – que significa picada, em latim – é uma showbike produzida em parceria com Dreamachine-motorcycles, estúdio de customização do leste europeu.

Os retrovisores da Morsus lembram pinças de escorpião.

O projeto foi claramente inspirado no escorpião, presente no logo da Akrapovic, cujos elementos podem ser encontrados nos retrovisores, estes colocados diretamente nas manoplas, que lembram as pinças do aracnídeo e no banco, que termina em uma ponta bifurcada, imitando a ponta de suas patas. Na traseira, dois "ferrões" seguram as rodas, a transmissão e os freios. Os escapes, colocados logo abaixo, quase passam despercebidos.

Os "ferrões" que seguram a roda traseira. Abaixo, os escapamentos.

Além do design, no mínimo, exótico, a Morsus está equipada com um motor V-Twin fabricado pela norte-americana S&S de 1852 cm³, capaz de gerar 144 cv. Entretanto, não estamos falando de uma moto para rodar por aí, uma vez que o modelo sequer está equipado com farol e lanterna traseira. Quem não se contentar em olhar e quiser arriscar um passeio deve estar preparado. Como uma boa hardtail, a Morsus não tem suspensão traseira, portanto o único "alívio" entre o piloto e a dureza do asfalto é uma mola colocada abaixo do assento. Melhor pensar duas vezes antes de acelerar o escorpião da Akrapovic.

A Morsus é uma hardtail. Ou seja, não tem suspensão traseira.

A ideia de criar uma moto como a Morsus foi estratégica. Recentemente, a Akrapovic apresentou uma linha de escapamentos exclusivos para as motos da Harley-Davidson, que são base para pelo menos 80% dos projetos de customização que vemos por aí. (por Carlos Bazela)

Os escapamentos da Akrapovic para a Harley-Davidson Fat Bob.

 

 

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.