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Há espaço para a Honda CRF 250L no Brasil?

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12/12/2011 17h48

Com boas especificações e baixa capacidade cúbica, a CRF 250L foi uma novidade "real" da Honda no Salão de Tóquio. Será que vem para o Brasil?

Se você é um motociclista-internauta já deve ter lido por aí notícias sobre a nova Honda CRF 250L e sua vinda para o Brasil em diversos sites. Mas, seguindo nossa proposta de revelar os bastidores da imprensa automotiva de duas rodas, vou contar como tudo isso aconteceu.

Quatro jornalistas brasileiros especializados em motocicletas, inclusive este que lhes escreve, foram convidados pela Honda para participar do Honda Meeting – um encontro para jornalistas de todo o mundo – no circuito de Motegi, antes do Tokyo Motor Show. As atividades do encontro, realizado no dia 29 de novembro, se iniciaram com uma apresentação de diversos engenheiros da Honda sobre as atuações da fábrica nos diversos segmentos, como automóveis, produtos de força, tecnologias limpas e motocicletas. Foi aí que todos nós fomos surpreendidos por uma pequena bandeira brasileira ao lado da foto da nova CRF 250L, um dos lançamentos da marca no Salão de Tóquio, como um dos possíveis mercados onde a moto poderia ser comercializada.

Equipada com o mesmo motor da CBR 250R – um monocilíndrico com refrigeração líquida e 249,6 cm³ de capacidade – a versão trail não teve seu desempenho revelado. Porém na CBR, o motor gera 26 cavalos de potência máxima, e devemos supor que suas prestações devem ser bastante semelhantes na CRF 250L.  Além disso, o novo modelo traz garfo telescópico invertido na dianteira, balança de alumínio, discos de freios em formato wave nas duas rodas… enfim, uma moto de baixa capacidade porém com boas especificações técnicas.

Honda CRF 250L: suspensão invertida na dianteira, balança de alumínio na traseira e monocilíndrico de refrigeração líquida

Fabricada na Tailândia, assim como a CBR 250R, é natural supormos que ela também venha ao Brasil, certo? Afinal, a Honda está trazendo a versão esportiva, temos a bandeirinha na apresentação no Japão… Portanto, quase certo. Segundo Roberto Akyiama, Diretor Comercial da Moto Honda da Amazônia, que nos acompanhava na viagem ao Japão, há estudos para comercializar o modelo no País, mas ainda não há nada confirmado. E, apesar da bandeirinha brasileira mostrada na apresentação dos engenheiros japoneses, a decisão final é mesmo da Moto Honda da Amazônia, ou seja da Honda no Brasil, garante Issao Mizoguchi, vice-presidente da empresa no País.

Tudo indica que se a CRF 250L vier – e eu como fã de motos trail torço para que venha – a boa notícia é que engenheiros da fábrica garantiram que, no Brasil, a moto  poderia ter um desempenho melhor do que em outros mercados, em função da legislação e de outros acertos para que ela funcione com nossa mistura de gasolina e álcool. A má notícia é que o modelo não seria tão barato pois, além de ser importado, traz especificações mais sofisticadas. Seria certamente mais cara que a Yamaha XTZ 250 Lander.

A Yamaha, aliás, já seguiu essa mesma receita – lá fora, diga-se de passagem -com sucesso em outro modelo, a WR250R, uma versão de rua do modelo de enduro.  Quem sabe a chegada da CRF 250L não seria um bom incentivo para a Yamaha trazer a WR 250R para o Brasil ou mesmo renovar a "cansada" Lander?

Mas e vocês, internautas e motociclistas, fás de motos trail, o que acham? Há espaço no mercado brasileiro para um modelo de 250cc mais sofisticado como a CRF 250L? Deixe aqui seu comentário. (por Arthur Caldeira)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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