Tecnologia D-Air oferece segurança instantânea
Lançada no mercado pela italiana Dainese, a tecnologia D-Air inovou ao chegar às competições. Depois de inúmeros testes, inclusive com Valentino Rossi na MotoGP, o airbag chega ao motociclista 'comum' com o D-Air Street. Destaque no estande da Dainese no Salão de Motos de Milão (EICMA 2011), o D-Air Street utiliza tecnologia de ponta para proteger, principalmente, o tronco e a parte superior do abdômen.
O D-Air funciona por meio de um sistema inteligente chamado de MKit, formado por cinco sensores integrados ao hardware do produto. Três dispositivos são instalados na motocicleta — sob o banco e no garfo dianteiro. Além de um sensor de queda ligado diretamente no painel de instrumentos.
O D-air Street deve chegar a um preço mais acessível a partir do ano que vem
Quando a eletrônica detecta uma queda ou mesmo uma batida, duas "bolsas" de 12 litros inflam em apenas 45 milésimos de segundo, atuando como um airbag, só que instalado junto ao corpo do motociclista ou na própria jaqueta. Claro que toda essa tecnologia tem um preço e a Dainese trabalhou muito para deixar o D-Air mais acessível – ainda não há preço definido, mas deverá custar cerca de R$ 3.000 na configuração mais barata e R$ 5.000 na mais cara.
O estande da Dainese/AGV no EICMA 2011 deu grande destaque para o D-air Street
Tudo indica que com o D-Air Street chegue ao mercado em meados de 2012. A intensão da marca italiana é equipar um grande número de motociclistas (pilotos e garupas) com este inteligente sistema de proteção. Em função de sua eficiência, O D-Air Street já foi aprovado pelo TÜV SÜD, principal órgão de segurança viária da Europa. (por André Jordão / Fotos Aldo Tizzani)
Confira um vídeo que demonstra o funcionamento do D-air:
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12315257[/uolmais]
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.