O sonho da moto grande
O motociclismo como hobby está crescendo no Brasil e as vendas de motos grandes acompanham
O mercado de motocicletas no Brasil está realmente se transformando. Mas não somente crescendo em volume, como muitos pensam. A motocicleta está deixando de ser apenas um instrumento de trabalho ou um meio de locomoção para o brasileiro e passando a ser também um hobby, uma fonte de prazer. Assim como é em muitos países, principalmente da Europa. Enquanto alguns saem para pedalar nas estradas, escalar montanhas ou praticar voo livre, conheço inúmeros alemães, austríacos, italianos e agora diversos brasileiros que têm na moto o hobby que praticam nos finais de semana, seja em um curta viagem até o interior ou em racing day em autódromos. E, geralmente, os motociclistas por "hobby" têm motos grandes ou desejam ter uma. Seja de maior capacidade, mais potente, mais moderna, enfim… sonham em subir de categoria. E estão movimentando o mercado de motos de alta cilindrada. Digo isso baseado em números, mas não apenas de lançamentos recentes, mas em números de vendas.
Vamos aos dados da Abraciclo, a associação do setor. Em 2005, foram vendidas 9.436 motocicletas acima de 400 cc, que correspondiam a 0,9% do mercado de motos. Em 2010, cinco anos depois, as vendas de motos grandes triplicaram: 29.031 unidades, o equivalente ao dobro percentualmente (2% das1.818.049 motocicletas vendidas no ano passado).
Neste ano a Honda já lançou a VFR 1200F (acima) e a Transalp 700… e vem mais por aí
E outro motivo que me leva a crer que esse segmento promete é a iniciativa da Honda que se inicia hoje, 30, com a inauguração de 60 pontos de venda em todo o Brasil baseados em um novo conceito, batizado de "Honda Dream". Inspirados no slogan da marca em todo o mundo, "O Poder dos Sonhos", do inglês Power of Dreams, os pontos Honda Dreams serão especializados em comercializar as motos de alta cilindrada – desde a CB600F Hornet até a GL1800 Gold Wing .
Os novos pontos de venda fazem parte de uma estratégia da fabricante, líder absoluta no mercado de motocicletas, para conquistar mais clientes no crescente segmento de motos de alta cilindrada no Brasil. Afinal, a Honda projeta que as vendas nesse segmento em 2011 atinja 49.000 unidades. E, apesar de líder, quer sua fatia do bolo que, em 2016, pode chegar a 61.000 unidades, de acordo com projeções da empresa.
Além de espaço diferenciado, o atendimento deverá ser personalizado nos espaços Honda Dream
O conceito Dream se iniciou com uma fan page e um game no facebook, chamado justamente de "Sonhe Grande com a Honda". E hoje, 30 de setembro, o final do game culmina justamente com a inauguração dos 60 espaços Dream. Está programado também um moto passeio neste final de semana partindo de cada ponto Dream. Tudo para integrar os consumidores e lhes proporcionar a oportunidade de se sociabilizar com outros motociclistas. "Nessa nova abordagem da Honda para o segmento acima de 450cc, sabemos que a venda é apenas o início do nosso trabalho", afirma Ricardo Susini, gerente de vendas da Moto Honda. A intenção da montadora é atender com excelência o consumidor de suas motos grandes.
E os pontos de venda Dream devem chegar a 100 até o final do ano – entre espaços dedicados dentro de concessionárias já existentes e outras exclusivas para motos de grande cilindrada. Neste ano, a Honda já lançou dois modelos de alta cilindrada – Transalp e VFR 1200F – e deve haver mais novidades neste segmento no Salão Duas Rodas 2011, que começa na terça, 4 de outubro. "Nossa ideia é ampliar ainda mais o line-up e também lançar uma linha de acessórios para as motos", revelou Susini. O gerente de vendas fez questão de afirmar que a intenção da Honda com as ações é ser a líder também no segmento de alta cilindrada. "Trabalhamos para ser líder em tudo. A Honda quer a liderança absoluta. Queremos 50% mais 1 do mercado". (Por Arthur Caldeira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.