Evolução da Honda Gold Wing
Aproveitando o lançamento da Honda Gold Wing 2012 nos EUA e na Europa, matéria que você encontra no UOL Carros, a INFOMOTO volta ao passado e conta como aconteceu a evolução desta famosa motocicleta de turismo. O primeiro projeto da Glod Wing nasceu na década de 70, quando ainda era um segredo classificado como top secret pela marca. Isso aconteceu em 1972 e o projetista, Soichiro Irimajiri, pensava em construir uma motocicleta voltada ao turismo e que alcançasse grandes distâncias. Batizado de M1, o projeto, que já tinha seis cilindros opostos e refrigeração líquida, foi arquivado e mais tarde seria imprescindível para a história da Gold Wing. Até que em 1975, o projeto sai do cofre e da vida a primeira Gold Wing produzida, ainda com motor de 1.000 cm³ – seu nome era GL1000 Gold Wing (Por André Jordão e Arthur Caldeira).
Veja a evolução dessa histórica grã-turismo:
1975: GL1000 Gold Wing – a primeira
A primeira Gold Wing produzida em série foi uma revolução, abrindo diversas possibilidades para quem queria encarar longas viagens. Com um motorzão de 999cm³, refirgeração líquida e quatro cilindros opostos fixado horizontalmente, a GL 1000 Gold Wing combinava uma excelente velocidade de cruzeiro com um conforto nunca antes experimentado em duas rodas. Os motociclistas podiam ir mais longe e mais rápido do que antes. Em pouco tempo a Gold Wing ganhou fama também por sua confiabilidade, que a acompanha até hoje. Seu sucesso foi tanto que, em 76, a Honda lança uma série especial da GL1000, mostrando que a moto realmente foi bem aceita no mercado. Já em 1979 a fabricante japonesa abre sua primeira fábrica na América do Norte, já que 80% da produção da Gold Wing era exportada para os Estados Unidos.
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1980: GL 1100 Gold Wing e GL 1100 Gold Wing Interstate
Enquanto a GL 1000 desafiava a segmentação com sua mistura de potência esportiva com conforto touring, a GL 1100, lançada cinco anos depois, estabeleceu o modelo como uma grã-turismo por excelência. O motor maior – de 1085 cm³ – foi desenvolvido para oferecer mais torque do que potência e a maior distância entre-eixos garantiu mais estabilidade ao conjunto e mais espaço para piloto e garupa. A suspensão a ar também estabeleceu novos parâmetros para a pilotagem de motocicletas. No mesmo ano, foi lançada a versão Interstate, que introduziu a idéia de um grã-turismo de fábrica já pronta para longas viagens com sua carenagem, malas laterais e top case como itens de série.
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1982: GL1100 Gold Wing Aspencade
A mais luxuosa Gold Wing até aquela data oferecia inúmeros itens e equipamentos de série, que iam de um painel com tela de LCD, rádio amador e compressor de ar na moto.
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1985: GL1200 Limited Edition
A posição da Gold Wing no mercado foi reforçada com a aposentadoria da versão standard GL 1200 sem carenagem e o lançamento da GL 1200 Limited Edition (edição limitada). Completa, a GL 1200 Limited Edition tinha injeção eletrônica de combustível, sistema de som com quatro alto-falantes, piloto automático, suspensão traseira ajustável, computador de bordo e pintura metálica na cor dourada.
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1988: GL1500 Gold Wing
O objetivo do projeto de 1988 era quase impossível: a nova Gold Wing tinha de ser mais silenciosa, mais suave e confortável e ainda melhor nas curvas. Para isso, a equipe de desenvolvimento testou 15 diferentes configurações em mais de 60 protótipos. Nascia assim a GL 1500 com seis cilindros que, por uma década, definiu os parâmetros de motocicletas grã-turismo de luxo.
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2001: GL1800 Gold Wing
Foram necessários nada menos do que oito anos de desenvolvimento para que a GL 1800 levasse a família Gold Wing a um patamar antes inimaginável. Um dos grandes responsáveis por isso foi Masanori Aoki, líder do projeto e responsável por desenvolver diversos sucessos da Honda, entre eles a CBR600F3. "Meu trabalho foi acrescentar o fator diversão a Gold Wing, com uma aceleração e maneabilidade que os motociclistas em geral associam a motos esportivas", declarou Aoki san. Muitas configurações de motores foram testadas e rejeitadas até que em 2001, a primeira GL 1800 foi lançada com um motor de seis cilindros contrapostos fixado horizontalmente a um quadro de alumínio. Seu baixo centro de gravidade garantia estabilidade e maneabilidade impressionantes na estrada para uma moto de 1800 cc.
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2006: O primeiro air-bag em motos
O modelo de 2006, lançada primeiramente nos Estados Unidos, trazia o primeiro air-bag de série do mundo em uma motocicleta. Além disso, o modelo de 2006 trazia lanternas traseiras e um painel renovado.
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