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Nova BMW R 1250 GS substituirá 1200 GS, moto mais vendida da marca no mundo

Infomoto

20/09/2018 12h44

Substituta da R 1200 GS traz motor de maior (1.254 cm³) e mais potente 

A BMW apresentou nesta semana a nova R 1250 GS, modelo que vai substituir a R 1200 GS, moto mais vendida da marca alemã em todo o mundo e também no Brasil. Como o nome denuncia, uma das principais novidades da bigtrail é o motor com maior capacidade cúbica – 1.254 cm³ – que produz 136 cv a 7.750 rpm. A antiga geração tinha motor de 1.170 cm³ e 125 cv. Farol de LED agora é item de série na nova GS

Além de maior e mais potente, o novo propulsor de dois cilindros opostos (boxer) conta com comando de válvulas variável. O sistema, batizado de ShiftCam pela BMW, oferece uma melhor entrega de potência e torque ao longo de todas as faixas de rotação do motor, além de consumir menos combustível e poluir menos, de acordo com a marca.  Motor tem comando de válvulas variável e mais torque: 14,6 kgf.m a 6.250 rpm

Com uma menor abertura das válvulas de admissão o motor economiza combustível e tem um funcionamento mais suave; quando o comando abre mais as válvulas em altas rotações privilegia a entrega de potência. Segundo a BMW, em marcha lenta as rotações caíram 100 rpm e o consumo de combustível foi reduzido em 4% no geral. O torque máximo, por exemplo, aumentou de 12,7 kgf.m a 6.500 rpm para 14,6 kgf.m a 6.250 giros, ou seja, mais força em uma rotação mais baixa.

Painel de TFT e faróis de LED de série Farol de LED é de série, mas DRL é acessório de fábrica

A nova R 1250 GS também ficou mais "conectada". A bigtrail terá o painel de TFT de 6,5 polegadas com conectividade de série: o sistema permite conectar o celular por Bluetooth ao painel e controlar as funções por meio multi-controlador existente no punho esquerdo da R 1250 GS. Painel de TFT "conectado" também vem de fábrica na nova 1250 GS

Outra novidade são os faróis de LED de série em todas as versões, enquanto a iluminação diurna de LED é acessórios de fábrica.

A versão "básica" da R 1250 GS sai de fábrica com dois modos de pilotagem, Automatic Stability Control (controle automático de estabilidade, em português), que funciona como um controle de tração mais focado em segurança, além do assistente de partida em subidas, que a marca chama de "Hill Start Control". O sistema ajuda a arrancar em superfícies íngremes, evitando que a moto "volte" para trás. BMW diz que 1250 GS consome 4% menos combustível do que a 1200 GS

Outras tecnologias, como a suspensão eletronicamente ajustável, Dynamic ESA, também foram atualizadas. A suspensão traz ajuste automático na pré-carga da mola e é vendido como opcional no exterior. Versão HP, mais off-road, substitui a atual Rallye

Vale ressaltar que a BMW costuma trazer as versões mais completas da bigtrail para o Brasil, e que a moto vendida aqui deverá chegar já com essas novidades. Questionada, a BMW afirma que ainda não há previsão de chegada do novo modelo ao mercado brasileiro. (Por Arthur Caldeira) Marca ressalta herança off-road da linha GS na versão HP

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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