Topo

Infomoto

Cidade na Itália cria notas de "Ducati" para ajudar comércio local

Infomoto

27/04/2020 16h43

Nota de 20 Ducati traz a imagem da Virgem Maria e vale 20 Euros

A pequena cidade de Castellino del Biferno, no sul da Itália criou sua própria moeda para enfrentar a crise econômica decorrente da pandemia de coronavírus. Batizado de "Ducati", o dinheiro terá o mesmo valor do Euro, ou seja, uma nota de "20 Ducati" valerá 20 Euros.

As notas serão distribuídas para mais de 200 moradores carentes da cidadezinha e só poderão ser usadas nos pequenos comércios locais. A cada duas semanas os comerciantes poderão trocar os ducati por euros na prefeitura.

Impressos por uma gráfica local em papel com marca d'água, as notas de Ducati são então laminadas com plástico para que possam ser higienizadas após o uso. Notas recebem um laminado de plástico para serem desinfectadas após o uso

A ideia do prefeito Enrico Fratangelo é tentar salvar a economia da cidade, após uma quarentena que, na Itália, se iniciou em 9 de março. Com a adoção do Ducati, as pessoas que receberem ajuda do governo poderão gastar apenas em algumas lojas indicadas pela prefeitura, fazendo com que o dinheiro circule na localidade. Apesar do nome, o dinheiro da cidade faz referência aos ducados, as terras que pertenciam aos duques, e não à marca de motos, originária de Borgo Panigale, cidade mais ao norte no país.

O prefeito da cidade espera que as notas façam mais do que apenas ajudar as pessoas a comprar itens do dia a dia. Fratangelo vê o dinheiro da crise como uma oportunidade para aumentar o sentimento de pertencimento dos 550 habitantes da cidadezinha. Por isso, as notas retratam símbolos locais como a igreja, a piscina pública e também a estátua da Virgem Maria. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.