Topo

Infomoto

Cursos de mecânica de moto, lives e até GP virtual: veja o que fazer online

Infomoto

25/04/2020 04h00

Escola de mecânica oferece curso com técnico formado na Universidade Harley-Davidson

Já faz um mês que o governador de São Paulo, João Doria, decretou quarentena no estado por causa da pandemia de covid-19, sendo seguido por outras autoridades, conforme a doença se espalhava pelo país. Desde então, motociclistas apaixonados deixaram suas motos paradas na garagem, mas ainda há muitos entregadores rodando por aí e ajudando as pessoas a manterem o isolamento social.

Mas se bateu a saudade, evite rodar por aí sem necessidade, embora esse seja um dos prazeres de andar de moto. É possível se entreter, durante a quarentena, com atividades que remetem às nossas motocicletas.

Dá para fazer um tour virtual nos museus de moto mais famosos do mundo, cuidar da sua companheira e muitas outras atividades dentro de casa, até que tudo isso passe e a gente possa voltar a se divertir em duas rodas nas estradas. Selecionamos coisas bacanas para se fazer online, durante a quarentena. Confira:

Com a mão na "graxa"

Curso para aprender a cuidar da moto na garagem de casa custa R$ 399

A 77MotoKustom em parceria com a Cursos HD Brasil tem seis cursos online que ensinam proprietários e aspirantes a mecânicos cuidados com suas motos Harley. As aulas online são ministradas por Alexandre Corrêa, professor e instrutor de mecânica de motocicletas, com título Phd pela Harley-Davidson University, em Milwaukee, nos Estados Unidos, e que trabalhou na filial brasileira da marca.

Cada curso aborda uma família de motocicletas – Sportster, a Dyna, Softail, Touring e V-Rod – que juntas somam mais de 20 modelos. "Os alunos vão aprender a fazer a limpeza adequada ou a troca do filtro de ar, analisar bateria, velas de ignição, tensão de correia, troca de óleo, regulagem da embreagem e outros procedimentos necessários, ou seja, manter o equipamento sempre em ordem", explica o professor. Cada curso custa R$ 399. Quem tiver interesse, pode preencher um cadastro e assistir a uma aula grátis.

Redes sociaisPiloto da Yamaha, Maverick Viñales, se exercita com os fãs no Facebook, toda segunda-feira

Com os motociclistas ficando mais tempo em casa as, marcas passaram a investir ainda mais em ações nas redes sociais. A BMW Motorrad está promovendo lives com uma programação especial em seu perfil no Instagram.

Todas as quartas, às 19 h, os entusiastas podem participar de transmissões ao vivo com informações sobre manutenção e tecnologia, além de dicas para viagens e para o dia a dia. Na próxima quarta, 29 de abril, clientes da marca foram convidados para contar suas histórias com suas motos.

No perfil da Triumph, de segunda a sexta-feira, também às 19 h, o instrutor de pilotagem Pablo Berardi dá palestras com dicas de pilotagem e também responde perguntas dos internautas.

Se você quiser se exercitar, tem a chance de fazer uma sessão de treino com Maverick Viñales, piloto da Yamaha na MotoGP. Todas as segundas-feiras, na página do Facebook da equipe Monster Yamaha, o jovem espanhol publica um vídeo onde mostra uma nova sequência de exercícios.

Vídeo gameNo domingo, 3 de maio, acontece o 1º Grande Prêmio Virtual da Espanha

Falando em competições, se você está sentido falta da MotoGP, que nem começou sua temporada 2020 e está suspensa desde o início da pandemia, vai poder acompanhar o 1º grande grêmio virtual do campeonato mundial de motovelocidade.

Depois do sucesso de duas corridas virtuais de "brincadeirinha", que teve mais de 14 milhões de espectadores, a Dorna, organizadora do campeonato, decidiu levar a coisa a sério. Pela primeira vez, vai acontecer o 1º Grande Prêmio Virtual da Espanha com regulamento próprio e na plataforma do vídeo game MotoGP 2020, que acaba de ser lançado.

No domingo, 3 de maio,  mesma data em que seria realizada a segunda etapa deste ano, em Jerez, os pilotos das três categorias – MotoGP, Moto2 e Moto3 – vão entrar na pista. Na principal, cada equipe poderá escolher apenas um piloto para alinhar no grid, com exceção da Repsol Honda, atual campeã, que vai entrar com seus dois representantes, os irmãos Alex e Marc Marquez. Na Moto2 e Moto3, serão escolhidos dez pilotos de cada categoria. As provas serão transmitidas online e ao vivo, a partir das 10 h (horário de Brasília).

HistóriaDivertidos mangás contam a história da Honda desde sua fundação em 1948

Mas se os jogos eletrônicos não são sua praia, ainda assim você pode curtir corridas online. Tanto a MotoGP como a Superbike estão disponibilizando diversos conteúdos gratuitamente, em sua maioria corridas épicas de temporadas passadas, em seus canais no YouTube.

Já os fãs da Honda podem aprender sobre a história da marca por meio de mangás, as típicas histórias em quadrinhos e animações japoneses. Em seis episódios curtos e divertidos (em inglês), publicados pela empresa em um site, é possível acompanhar a trajetória de como a empresa fundada por Soichiro Honda em 1948 transformou-se em uma das maiores produtoras de motos do mundo. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.