Topo

Infomoto

Saiba como fazer a manutenção da sua moto em tempos de quarentena

Infomoto

18/04/2020 04h00

Primeiras revisões obrigatórias das motos Honda tiveram prazo ampliado

Os proprietários de motos compradas há menos de seis meses ou perto do limite de quilometragem da primeira revisão obrigatória estão se perguntando o que fazer para manter a garantia em época de quarentena? Afinal, a pandemia de covid-19 não paralisou apenas as fábricas. Praticamente todas as concessionárias estão fechadas ou funcionando em regime especial, com hora marcada e atendimento individualizado.

Isso fez com que a maioria das marcas ampliasse a garantia ou a tolerância para as primeiras revisões obrigatórias das motos novas. A Honda, por exemplo, permitiu que a primeira revisão, que deve ser feita aos 1.000 km ou seis meses, possa ser realizada até 2.000 km ou 9 meses; e a segunda, de um ano, em até 7.000 km ou 15 meses. 

A Kawasaki flexibilizou prazos e quilometragem das revisões. As manutenções por tempo agora têm tolerância de 240 dias, passando de seis para oito meses. E a tolerância para as revisões programadas pela quilometragem terão acréscimo de 500 km, ou seja, a primeira, que deveria ser feita até 1.100 km, poderá ser realizada até 1.600 km rodados. Triumph prorrogou garantia das motos novas em 40 dias 

Triumph ampliou a garantia das suas motocicletas. O prazo de cobertura foi estendido em 40 dias para os modelos cuja garantia venceu ou vencerá entre 20 de março e 30 de abril. Esse prazo poderá ser prorrogado, caso as medidas de isolamento social sejam mantidas por mais tempo pelas autoridades governamentais, informa a empresa.

A marca inglesa informa que a tolerância de quilometragem também será ampliada. Para a primeira revisão, de 800 km, haverá uma tolerância de mais 500 km (com limite de até três meses). Para as demais revisões, será permitida uma rodagem extra de até 2.000 km (também com limite de até três meses).

Hora marcadaBMW lançou serviço gratuito de "Leva & Traz" para os clientes

Por outro lado, a BMW Motorrad passou a oferecer o serviço "Leva & Traz" durante todo o mês de abril. Gratuito, o serviço coleta e entrega a motocicleta na residência dos clientes, para a manutenção nas concessionárias autorizadas de toda a rede do país. Tanto a retirada da moto como o serviço, porém, devem ser agendados previamente via telefone ou pelos canais de rede social do concessionário escolhido. O benefício engloba todas as motocicletas da marca, sem limitação do ano de fabricação.

A proposta é contribuir com o distanciamento social e oferecer comodidade, além de garantir o suporte à motocicleta. "Reforçamos para que o contato e agendamento sejam feitos de forma prévia a fim de garantir a operação dentro das normas vigentes em cada estado, que podem divergir neste momento", afirma Julian Mallea, Diretor da BMW Motorrad no Brasil.Oficina da loja Royal Enfield em São Paulo atende por agendamento

A Royal Enfield também ampliou o prazo das revisões em 300 km ou 40 dias para a primeira, que acontece aos 500 km; e em 600 km ou 40 dias para as revisões seguintes. Entretanto, a concessionária da marca em São Paulo está atendendo com hora marcada.

"Nosso showroom está fechado, mas a oficina está atendendo com hora marcada. Um funcionário, usando máscara e mantendo a distância recomendada, recebe a moto do cliente, que deve voltar para retirá-la após duas horas ou no horário combinado", explica Raul Fernandes Jr., um dos diretores da concessionária. Entretanto, avisa ele, é preciso agendar horário pelo site, para evitar aglomerações. A venda de motos também pode ser agendada online, mas a procura por modelos novos, de acordo com Fernandes Jr., está baixa. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.