Topo

Infomoto

Honda mostra nova CBR 1000 RR-R com 217 cavalos no Salão de Milão

Infomoto

05/11/2019 06h00

Superesportiva da Honda também ganhou mais um "R" no nome 

Mais importante evento do setor de duas rodas em todo o mundo, o Salão de motos de Milão, também conhecido como EICMA (Esposizione Internazionale del Ciclo e Motociclo), começa hoje (5 de novembro) com as coletivas de imprensa, e vai até domingo (10). Mas como já é tradição na feira italiana, a Honda fez uma apresentação prévia de seus lançamentos 2020 na noite deste segunda-feira (4).Carenagem com 'asas' foi inspirada na RC 213-V da MotoGP

Entre as novidades mostradas pela fábrica japonesa, o grande destaque vai para o modelo 2020 da CBR 1000RR-R. Isso mesmo, a superesportiva ganhou mais um "R" no nome, além de uma completa reformulação focada no seu desempenho na pista.


Para isso a Honda buscou inspiração na RC-213V, a moto de Marc Marquez na MotoGP. A nova Fireblade terá o mais potente motor de quatro cilindros em linha que a Honda já fabricou. Compartilhando o mesmo diâmetro e curso da MotoGP, a CBR1000RR-R 2020 tem uma potência máxima de 217 cv a 14.500 rpm e pico de torque de 11,53 kgf.m a 12.500 giros, enquanto pesa apenas 201 kg.Motor tem 217 cv de potência máxima e 11,53 kgf.m de torque; escapamento Akrapovic é de série

O CBR1000RR-R Fireblade também estará disponível em uma versão SP. Completa com a suspensão eletrônica Öhlins semi-ativa com garfos NPX de 43 mm e amortecedor traseiro Öhlins TTX36 Smart-EC, novos pinças de freio de quatro pistões montadas radialmente Brembo Stylema e a mesma pinça monobloco Brembo na traseira usada na RC213V-S. Uma boa novidade é que ambas virão de fábrica com um sistema de escapamento em titânio da Akrapovic.Nova Fireblade terá duas opções de cores: tricolor HRC e preta fosca (acima)

Em ambas, um pacote aerodinâmico de ponta – também influenciada pela campeã da MotoGP  – trabalha em conjunto com um sensor de medição inercial (IMU) de seis eixos da Bosch. Isso substitui a unidade de cinco eixos do projeto anterior, fornecendo cálculos extremamente precisos de guinada, inclinação e rotação para permitir um controle ainda mais confiável de todos os sistemas eletrônicos.CBR 1000RR-R também ganhou eletrônica mais moderna

Tanto a CBR 1000RR-R Fireblade e a versão SP estarão disponíveis em dois esquemas de cores: um Grand Prix Red, inspirado na HRC, e preto fosco. Representantes da Honda Brasil, presentes à prévia, afirmaram que ainda não há previsão de quando a nova geração da superesportiva deve chegar ao País, pois ainda será preciso organizar todo o processo de montagem em Manaus e de homologação do modelo para o nosso mercado. Aqui na Europa, só deverá chegar às lojas no ano que vem.

Novo SH 150Honda também mostrou os renovados SH 125 e SH 150

Um dos scooters mais vendidos da Europa, o SH 125 e sua versão de 150 cc (esta última à venda no Brasil) também foram completamente renovados para 2020. Os scooters de roda grande (aro 16) da marca japonesa trazem um visual mais elegante e moderno. Além de um motor de quatro válvulas, mais eficiente e econômico, o SH 150 ganhou controle de tração como item de série – juntamente com o Idling Stop.SH 150 agora tem mais espaço sob o assento: 28 litros de capacidade

Mas os fãs do SH 150 vão curtir mesmo o espaço extra sob o assento. Em função de um novo quadro, agora o compartimento tem capacidade para 28 litros de carga – praticamente o mesmo do Honda PCX. A novidade "corrige" um dos defeitos do modelo.

Mais novidades Novas Africa Twin 1100 estrearam em solo europeu

Embora a CBR 1000RR-R tenha mesmo sido a estrela da noite da Honda, a marca japonesa ainda fez a estreia das novas Africa Twin CRF 1100L, que têm visual novo, mais equipamentos e um motor maior, em solo europeu.

Vale destacar ainda a renovada Rebel 500, uma custom com o mesmo motor bicilíndrico da linha de 500cc da marca, que recebeu sistema de iluminação full-LED e outras atualizações. E o modelo 2020 da CB 1000R que recebeu algumas mudanças estéticas, como mesa do guidão na cor preta e outras "perfumarias".Custom Rebel 500 ganhou iluminação de LED e novas suspensões

Acompanhe as novidades do Salão de motos de Milão aqui em UOL Carros, mas também em nosso Instagram, onde faremos uma cobertura dos lançamentos diretamente da feira italiana. (Por Arthur Caldeira, de Milão)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.