Topo

Infomoto

Conheça a moto que quase 'desbancou' jipe em viagens do homem à Lua

Infomoto

20/07/2019 07h00

Cientistas da NASA testam a "moto lunar" em avião que simulava a ausência de gravidade

Em 20 de julho de 1969, os tripulantes da missão Apolo 11 chegavam à Lua. "Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade", foram as célebres palavras do astronauta Neil Armstrong, o primeiro ser humano a pisar no satélite natural da Terra. Armstrong e Buzz Aldrin caminharam por cerca de duas horas e quinze minutos na superfície lunar, enquanto Michael Collins permaneceu em órbita lunar no módulo de comando Columbia.Astronauta testa a moto elétrica no edifício da NASA em Houston

Mas o que poucos sabem é que, por pouco, ao invés de o primeiro veículo a rodar na Lua ser um buggy, os astronautas americanos quase se locomoveram sobre a superfície da Lua em uma moto. É o que revelam fotos divulgadas em 2012 pela NASA. Em 1969, a agência espacial norte-americana chegou a construir um protótipo de veículo de duas rodas que seria utilizado, caso o buggy não ficasse pronto a tempo de ser levado pela Apollo 15, a quarta missão tripulada a chegar à Lua em 1971. Testes para ver se era possível pilotar com uma roupa de astronauta começaram com uma Honda CT 90 em 1969

O projeto da "moto lunar" começou com as pequenas Honda CT 90, disponíveis comercialmente, e usadas pela NASA para avaliar a possibilidade de pilotar motos em trajes espaciais. De acordo com o livro "Apollo: The Lost and Forgotten Missions", vários modos de transportes de astronautas na superfície lunar foram avaliados para o programa Apollo.

A Nasa então construiu sua própria minimoto (foto que abre esse post) para testes a bordo de vôos com gravidade zero, para replicar a gravidade lunar. A moto era elétrica e ostentava um motor de 0,625 hp de potência e uma bateria de 30 amperes, supostamente o mesmo sistema que a Boeing e a GM desenvolveram para o buggy lunar, chamado de Lunar Roving Vehicle, usado na missão Apollo 15 que chegou à Lua.

Lunar Roving Vehicle, o buggy utilizado em outras missões, herdou o motor elétrico da moto

A minimoto, construída, até chegou a ser cogitada para ser levada como veículo complementar em outras missões lunares, que, no fim, foram canceladas. Por isso, ainda está por vir o dia no qual uma motocicleta irá rodar na Lua. Quem sabe em 2024, quando os Estados Unidos planejam voltar ao satélite natural? (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.