Topo

Infomoto

Piloto brasileiro vai participar da "MotoGP elétrica" em 2019

Infomoto

24/10/2018 04h00

Eric Granado vai disputar a categoria MotoE, para motos elétricas, que estreia no ano que vem

Eric Granado voltará às pistas mundiais em 2019, mas será na inédita categoria MotoE, disputada apenas motos elétricas e que terá sua temporada inaugural no próximo ano. O piloto brasileiro vai integrar a equipe Esponsorama ao lado do belga Xavier Simeon, como companheiro de equipe.

O campeonato mundial de motos elétricas, que recebeu o nome de "FIM Enel MotoE World Cup" terá cinco etapas, em diferentes circuitos Europeus, onde 18 pilotos competirão com motos idênticas. Todos irão pilotar a Ego Corsa da Energica, fábrica italiana que produz exclusivamente motos elétricas.Eric Granado vai pilotar uma Energica Ego Corsa, que tem 147 cv e chega a 250 km/h

A Ego Corsa tem motor resfriado a óleo com magnetos permanentes. Produz uma potência contínua máxima de 110 kW (147 cv) e um torque de 20,4 kgf.m. Números capazes de fazer a Ego Corsa acelerar de 0 a 100 km/h em três segundos para alcançar uma velocidade máxima de até 250 km/h.

Eric Granado, 22 anos, já disputou o Mundial de Motovelocidade nas categorias Moto3 e Moto2, além Campeonato Espanhol de Moto2, onde foi Campeão em 2017. Neste ano, o piloto brasileiro disputou as dez primeiras etapas da Moto2 até ser dispensado da equipe Forward Racing. "A MotoE será um marco no motociclismo mundial e tenho prazer em fazer parte deste novo desafio", declarou Granado.Os primeiros testes oficiais da MotoE acontecem no final de novembro em Jerez

Já seu companheiro de equipe, Xavier Simeon, está competindo nesta temporada 2018 pela Avintia Racing na MotoGP com uma Ducati. O belga ainda não pontuou neste ano.

No final de novembro será realizado o primeiro teste oficial da MotoE no circuito de Jerez, na Espanha. Em Maio de 2019, a pista será palco da primeira das cinco corridas que compõem o calendário da MotoE em 2019. Le Mans (19 de maio), Sachsenring (7 de julho), Spielberg (11 de agosto) e Misano (15 de setembro) completam as provas da primeira temporada da MotoE, a MotoGP de motos elétricas. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.