Topo

Infomoto

Indian Motorcycle suspende operação no Brasil

Infomoto

25/06/2018 17h06

De saída: a Polaris, detentora da marca, suspendeu a venda das motos Indian no País

A centenária marca Indian Motorcycle chegou ao Brasil no Salão Duas Rodas 2015 prometendo fazer barulho, mas hoje, menos de três anos após sua estreia no País, a marca anunciou o fim das operações no mercado brasileiro. A crise econômica e a consequente queda nas vendas de motocicletas foram apontadas pela Polaris, grupo detentor da marca em todo o mundo, como os fatores decisivos para o fim da curta vida da Indian no Brasil.

A marca chegou com planos ambiciosos, querendo até mesmo disputar mercado com a Harley-Davidson, sua rival histórica. Com um line-up de cinco modelos, montandos inicialmente em Manaus (AM), o mercado nacional não respondeu da maneira que a Polaris esperava. Já em 2017, a marca parou de montar motos no Brasil, já que o volume de vendas não justificava o investimento, e passou a importar alguns modelos. Mesmo assim, o negócio não se sustentou.A marca chegou ao Brasil em 2015 com um line-up de cinco modelos montados em Manaus

Em 2016 e 2017, a Indian vendeu apenas 691 motos no atacado, segundo números da Abraciclo, associação dos fabricantes do setor. Após parar de montar as motos em Manaus em abril de 2017 e começar a importá-las, a empresa não forneceu números de vendas.

Segundo comunicado oficial da marca, "a falta de rentabilidade do negócio no Brasil decorrente do recrudescimento da economia brasileira com a consequente redução da indústria de motocicletas nos últimos anos, agravaram os desafios de continuidade da importação e revenda de motocicletas premium de alta cilindrada".

Os clientes que adquiriram motos Indian terão serviços de pós-vendas e garantia am algumas concessionárias Polaris, mas que ainda não foram definidas. De acordo com a assessoria de imprensa da marca, no período de transição de 120 dias serão escolhidas e anunciadas as autorizadas Polaris e outras oficinas que darão suporte aos consumidores da Indian. "Nosso compromisso é de total suporte à rede de concessionárias e aos clientes da Indian Motorcycle nessa transição", comenta Paulo Brancaglion, Country Manager da Polaris Brasil. Para mais informações, os clientes Indian podem contatar o canal de atendimento pelo telefone (11) 3336-5482 ou pelo e-mail: contatobrasil@indianmotorcycle.com. (Por Arthur Caldeira)

Leia abaixo a íntegra do comunicado da Polaris, enviado hoje à imprensa.

"A Polaris anunciou hoje, 25 de junho, a suspensão da importação e comercialização das motocicletas Indian Motorcycle para o mercado brasileiro. O processo de transição será de até 120 dias com as concessionárias da marca. A empresa confirma o seu compromisso com os consumidores e dará continuidade aos serviços de pós-venda das motocicletas, incluindo a comercialização de peças de reposição, atendimento à garantia e manutenção em geral, através de concessionárias Polaris selecionadas e de novas oficinas de motos premium credenciadas. A decisão divulgada não afeta outros países onde a Indian Motorcycle está presente.

Importantes fatores influenciaram a decisão da Polaris. A falta de rentabilidade do negócio no Brasil decorrente do recrudescimento da economia brasileira com a consequente redução da indústria de motocicletas nos últimos anos, agravaram os desafios de continuidade da importação e revenda de motocicletas premium de alta cilindrada. A empresa afirma que, com essa decisão, a Polaris Brasil passa a concentrar seus esforços no negócio de veículos off-road: quadriciclos e UTVs.

"Nosso compromisso é de total suporte à rede de concessionárias e aos clientes da Indian Motorcycle nessa transição", comenta Paulo Brancaglion, Country Manager da Polaris Brasil. "Enquanto não identificamos um modelo de viabilidade para a Indian Motorcycle Brasil devido as atuais condições de mercado, o nosso foco será maximizar os recursos no crescimento da marca Polaris e fortalecimento da rede de concessionárias off-road", completa Paulo Brancaglion.

Para mais informações, os clientes da marca podem contatar o canal de atendimento através do telefone (11) 3336-5482 ou pelo e-mail: contatobrasil@indianmotorcycle.com"

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.