Topo

Infomoto

Para andar agarradinho: veja dicas para levar o (a) namorado (a) na garupa

Infomoto

11/06/2018 08h00

O medo de andar de moto é natural. Afinal, equilibrar-se sobre duas rodas parece algo impossível para muita gente. Soma-se a isso o temor de acidentes também ajuda a assustar aquela garota (ou garoto) que você gostaria de levar na sua garupa. Aproveite o Dia dos namorados e nossas dicas como argumentos para convencer seu amor a curtir um passeio de moto a dois, bem agarradinho.

Transmita segurança
Para vencer o medo é preciso sentir segurança. Para isso ofereça um equipamento de segurança adequado. Luvas, capacete, jaquetas e botas aumentam a sensação de proteção e também o conforto ao andar de moto. O fato de você insistir no uso desses equipamentos mostra sua preocupação com a segurança do passageiro (a).

Prepare a moto
Mostre também que você já preparou a moto. O farol precisa ser ajustado e os pneus tem de ser calibrados – consulte o Manual do Proprietário para regular o facho de luz e aplicar a pressão correta. Outro argumento é mostrar que suspensão e corrente de transmissão foram ajustados para o maior peso. Mas fale com jeitinho, para não sugerir que a pessoa é muito pesada.

Na hora de subir
Seja gentil e ponha a moto perto da calçada ou no descanso lateral. Peça para a garupa apoiar o pé na pedaleira e passar a perna sobre o banco. Caso sua moto tenha baú, basta apoiar o pé na pedaleira, subir, dobrar a perna e passá-la sobre o banco. Mas fique atento para não se desequilibrar, se a moto cair parada você pode acabar com o passeio romântico antes mesmo de começar.

Agarradinho é melhor
Agora é a hora de quebrar o gelo. Você pode pegar na mão da pessoa e pedir que ela agarre ao seu quadril. Assim você poderá acelerar e frear a moto sem oscilações e trancos. Outra dica é pressionar os joelhos contra as pernas do piloto, o que ajuda a garupa a acompanhar seus movimentos. Se a garupa sentar afastada, a moto fica com a frente leve o que dificulta a pilotagem. Por isso, "agarradinho" é sempre melhor.

Vá com calma
Se o passageiro nunca andou de moto e ainda tem certo medo, arranque devagar, não saia acelerando com tudo para mostrar o quanto sua moto é potente. Sempre acelere progressivamente para a garupa não se assustar. Procure pilotar suavemente, com trocas de marchas no tempo certo usando o torque do motor. Antecipe as frenagens, não deixe para frear "em cima" de uma curva como se estivesse em uma pista de corrida. Dessa forma, a primeira vez – na garupa – não vai ser uma experiência traumática.

Nunca tire o pé
Mostre a garupa a importância de apoiar os pés nas pedaleiras mesmo quando a moto estiver parada. Muitas vezes o passageiro quer colocar o pé no chão em uma parada no semáforo, por exemplo, e acaba desequilibrando a moto, podendo causar uma queda.

Deitem juntos
É muito comum que garupas iniciantes (e medrosas) tentem jogar o corpo para o lado contrário da curva. Antes de sair com a moto, explique que a inclinação é normal e, mais do que isso, necessária para contornar as curvas. Diga que os dois ocupantes têm que se movimentar juntos, "como se fossem apenas um", pode até soar romântico. Inicie o passeio contornando as curvas devagar para não assustar a garupa. Freie com antecedência de forma progressiva e acelere suavemente. (Por Cicero Lima)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.