Topo

Infomoto

Yamaha deve lançar triciclo com motor da MT-03

Infomoto

27/02/2018 12h05

Depois do Niken, com motor da MT-09, fábrica pode lançar triciclo médio

Durante um recente anúncio dos resultados anuais da Yamaha Motor Co., o Presidente e CEO da companhia, Yoshihiro Hidaka, confirmou que a empresa continuará a investir em triciclos como uma alternativa à mobilidade. "Em nosso plano de médio prazo, estamos trabalhando em várias iniciativas com o tema do crescente mundo da mobilidade pessoal. Uma linha de produtos com a tecnologia LMW, ou, Leaning Multi-Wheel (multi-rodas inclinadas).", afirmou Hidaka.

No Salão de Tóquio do ano passado, a marca mostrou o Niken, triciclo esportivo que tem duas rodas na dianteira que se inclinam para contornar curvas como em uma moto, mas não deixam a moto "cair". Equipado com o mesmo motor tricilíndrico da MT-09, o Niken deve começar a ser vendido na Europa já neste ano. A empresa foi motivada pelo sucesso do Tricity, lançado em 2014. O scooter de três rodas e motor de 125 cc inaugurou a tecnologia LMW e faz sucesso em países como França e Itália.Tecnologia Leaning Multi-Wheel surgiu no Tricity em 2014

Hidaka acrescentou ainda que as iniciativas da Yamaha "não ficarão limitadas a estes dois modelos, vamos expandir a base de clientes com novos produtos com a tecnologia LMW". Durante a apresentação, o CEO mostrou um slide no qual aparecia um novo modelo entre o scooter Tricity e o esportivo Niken, dando a entender que se trata de um modelo médio.

A revelação confirma os rumores que têm surgido na imprensa japonesa. Alguns sites e revistas do Japão têm divulgado que a Yamaha está trabalhando em uma moto de três rodas (ou um triciclo?) equipado com o motor bicilíndrico de 321 cm³, que já é utilizado na naked MT-03 e na miniesportiva R3, ambas à venda no Brasil. Bicilíndrico de 42 cv pode dar vida à novo triciclo da Yamaha

A suspeita de que o futuro triciclo seja de média capacidade cúbica e com o conhecido motor faz ainda mais sentido quando se analisa o mercado europeu. Com 42 cv, o bicilíndrico com refrigeração líquida da MT-03 pode dar vida a uma moto com três rodas na Europa para atender aos motociclistas habilitados na categoria A2, que restringe a potência das motos que podem se pilotadas. E você, já pensou um ter um triciclo? Ou uma moto de três rodas que não cai? A Yamaha acredita que esse pode ser o futuro das motos. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.