Topo

Infomoto

Honda chega a 1 milhão de motores 160 cm³ produzidos

Infomoto

11/12/2017 13h00

O motor de 160 centímetros cúbicos estreou no final de 2014 na Bros

Hoje, 11 de dezembro, a Honda atingiu a produção de 1 milhão de motores de 160 centímetros cúbicos. O propulsor começou a ser fabricado em novembro de 2014, com o lançamento da NXR 160 Bros. No ano seguinte, a linha CG passou a utilizar a motorização nos modelos Fan e Titan. Ano passado, a CG Cargo e a CG Start também ganharam motores os de 160 cc.Com 162,7 cc de capacidade, o motor gera cerca de 15 cv de potência

"Este motor entrega mais torque em rotações mais baixas, e atinge uma potência máxima em rotações mais altas", disse, à época do lançamento, Alfredo Guedes Junior, engenheiro da Moto Honda da Amazônia. A nova família também ganhou a tecnologia FlexOne, que dá opção de escolhas aos motociclistas, já que podem abastecer suas motos com etanol, gasolina ou com a mistura de ambos combustíveis.

Projetado e desenvolvido por uma equipe de engenheiros brasileiros, o propulsor monocilídrico OHC (comando único de válvulas no cabeçote) de 162,7cc é arrefecido a ar e conta com injeção eletrônica PGM-FI. Por conta de seus balancins roletados, o atrito entre as peças e a vibração do motor é menor. A potência máxima gira em torno de 15 cv.  Hoje o motor 160 cc da Honda está equipando modelos das linhas CG e Bros

A implementação do motor 160 na linha Honda seguiu também novos conceitos baseados na melhoria da eficiência de combustão e economia de combustível, além da baixa emissão de poluentes. A linha 160cc está de acordo com a segunda fase do Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). (Por Aldo Tizzani)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.