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Royal Enfield volta às origens para criar duas novas motos de 650 cc

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11/11/2017 08h00

Equipadas com inédito bicilíndrico de 47 cv, Continental GT 650 e Interceptor 650 só chegam ao Brasil no final de 2018

Com mais de um século de história, não surpreende que a Royal Enfield tenha buscado no passado a inspiração para criar duas novas motos, equipadas com um inédito motor de dois cilindros paralelos. Com 650 cc de capacidade e 47 cavalos de potência, o bicilíndrico deu vida aos modelos apresentados no Salão de Milão: a clássica Interceptor 650 e a cafe racer Continental GT 650.

Fundada na Inglaterra na virada do século XX, porém atualmente controlada pelo grupo indiano Eicher, a Royal Enfield retomou a tradição dos bicilíndricos, que tanto fizeram a fama das motos inglesas nas décadas de 1950 e 60, para ampliar seu line-up e suas vendas. Com 50% de crescimento nos últimos cinco anos é a marca de motos que mais cresce no mundo e lidera o segmento de média capacidade (250cc e 750cc) com 667.135 motos vendidas entre abril de 2016 e março de 2017.Siddharta Lal, CEO da Royal (à esq.), apresenta as novas 650 cc em Milão

"Acreditamos que as novas motos são tanto um upgrade para nossos clientes como uma forma de atrairmos novos motociclistas para a marca", afirmou o CEO do Eicher Group e da Royal Enfield Siddhartha Lal.

Bastante torque e poucas vibraçõesNovo motor tem refrigeração mista, câmbio de seis marchas e embreagem assistida

Desenvolvido no recém-inaugurado Centro Tecnológico da Royal Enfield em Leicestershire, no Reino Unido, o propulsor utiliza o clássico desenho bicilíndrico paralelo, mas com soluções modernas. Alimentado por injeção eletrônica, o comando no cabeçote é simples, mas há quatro válvulas por cilindro para melhorar o desempenho em altos giros: ele produz bons 47 cv de potência máxima a 7.100 rpm – bem mais do que os 27,5 cv dos modelos de 500cc vendidos atualmente no Brasil. A refrigeração é mista com um pequeno radiador de óleo.

Com bom desempenho para rodar na estrada, segundo a Royal Enfield, o motor tem câmbio de seis marchas com embreagem assistida. O virabrequim foi forjado em uma única peça para aproveitar melhor o torque do bicilíndrico. O intervalo de ignição de 270°, promete uma ampla faixa de torque até o máximo de 5,3 kgf.m já a 4.000 giros. Ainda de acordo com a marca, um eixo balanceiro garante poucas vibrações.

Vou para a CalifórniaNova Interceptor foi inspirada em modelo de mesmo nome que fez sucesso nos EUA 

O estilo clássico da nova Interceptor 650 foi inspirado em um modelo de mesmo nome construído nos anos de 1960 especialmente para o mercado norte-americano. A Interceptor original com motor de dois cilindros e 750cc foi sucesso de vendas na ensolarada Califórnia, onde a cultura hippie e surfer estava em alta.

A nova moto carrega o guidão alto e o estilo atemporal do modelo original, com tanque em forma de gota, peças cromadas e assento reto a 805 mm do solo, mas com o novo motor de 650cc. O tanque tem 13,7 litros de capacidade e a moto pesa 202 kg sem combustível.Interceptor tem tanque de 13,7 litros e pesa 202 kg

O quadro berço duplo em aço, também novo, tem garfo convencional de 41 mm de diâmetro e curso de 110 mm, na dianteira; e dois amortecedores com reservatório de gás e curso de 88 mm, na traseira.

As rodas são raiadas, de 18 polegadas, e calçadas com pneus Pirelli Phantom Sportscomp, com desenho clássico na banda de rodagem. Os freios são a disco em ambas as rodas com sistema ABS.

Café racer maiorContinental GT 650 tem semi-guidões e banco esportivo

Já a Continental GT 650 segue o estilo Cafe Racer, em moda atualmente. Com dois semi-guidões, banco único e esportivo, o modelo recria as motos de corrida dos anos de 1950. E, apesar do mesmo nome, nada tem a ver com o modelo de 535 cc já vendido no Brasil.

O quadro e as suspensões são as mesmas da Interceptor, mas as rodas raiadas têm os aros pintados em preto. Outras peças, como o para-lama traseiro e os espelhos menores, também deixam de lado os cromados. O painel, compartilhado com a Interceptor, tem dois mostradores com desenho clássico. O tanque é um pouco menor – 12,5 litros – e o peso também: 198 kg sem combustível.Cafe racer tem tanque de 12,5 litros e pesa 198 kg 

Segundo a Royal Enfield, haverá duas versões de cada modelo – Standard e Retro Custom, esta última provavelmente com mais acessórios – e 11 opções de cores. Em Milão, a marca apresentou a Interceptor na cor Orange Crush (laranja metálico) e a Continental GT 650 no esquema Ice Queen, um branco com uma faixa prateada.

Quando e quanto?

As novas motos começam a ser vendidas no segundo trimestre de 2018 na Europa e Estados Unidos. Segundo fontes ligadas à marca, o preço deve ser de 7.000 dólares – cerca de R$ 23.000.As duas novas Royal Enfield foram apresentadas no Salão de Milão

Como os atuais modelos vendidos no Brasil são importados e vendidos entre R$ 20.000 e R$ 24.500, as novas Interceptor e Continental GT 650 deverão custar mais por aqui. De acordo com Claudio Giusti, gerente-geral da Royal Enfield Brasil, depois de lançadas no exterior, as motos terão de ser homologadas para o Brasil. Processo que, de acordo com Giusti, leva cerca de seis meses.

A chegada dos modelos deve acontecer, portanto, somente no final de 2018. As novas motos, mais modernas e atraentes do que as atuais, certamente ajudariam a Royal Enfield a se firmar e crescer no mercado brasileiro com um line-up mais completo. (texto: Arthur Caldeira / fotos: Divulgação)

 

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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