Topo

Infomoto

Assista ao novo motor Ducati V4 de 210 cv em ação

Infomoto

20/09/2017 12h29

O Circuito de Misano, em San Marino, um dos mais tradicionais da motovelocidade mundial, foi o palco escolhido pela Ducati para apresentar o motor de sua nova superesportiva: o Desmosedici Stradale, com quatro cilindros em "V" e 1.103 cm³ de capacidade. Derivado do propulsor da Ducati pilotada por Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso na MotoGP, o novo V4 produzirá incríveis 210 cv de potência máxima e irá equipar a futura superesportiva, já batizada de Panigale V4. O vídeo acima, feito pelos engenheiros da marca, simula uma volta completa do novo motor na pista de Mugello, na Itália, onde supera os 300 km/h.Motor terá 1.103 cm³ de capacidade e comando desmodrômico, é claro

"O Desmosedici Stradale compartilha os conceitos fundamentais da versão de corrida, só que para uma moto de série", afirma Claudio Domenicali, CEO da Ducati. O "cappo" da marca italiana confirmou que a nova Panigale V4 será apresentada no Salão de Motos de Milão (Eicma 2017). "O novo motor dará início a uma nova linhagem de motos esportivas e, com certeza, marcará um novo capítulo na história da Ducati", frisa Domenicali.

Com a evolução natural, a nova superbike abandonará o tradicional motor de dois cilindros em "L". Em seu lugar a Casa de Borgo Panigale colocará em linha o Desmosedici Stradale. Com 1.103 cm³ de capacidade, o propulsor pesa 64,9 kg, 2,2 kg a mais que o Superquadro de 1,285 cc, bicilíndrico que equipa a atual Panigale 1299S.V4 é derivado do propulsor usado na Ducati de MotoGP, pilotada por Lorenzo e Dovizioso

O novo V4 da Ducati dosou bem as curvas de toque e potência com o objetivo de oferecer diversão para pilotos experientes, sempre em altos giros. A potência máxima de 210 cv está disponível a 13.000 rpm, enquanto o torque máximo de 12,2 kgf.m, com melhor desempenho entre 8.750 e 12.250 giros. O que refletirá em bom rendimento em médios regimes de rotação. O motor traz outra novidade, a tecnologia "Twin Pulse" que resumidamente trabalha com dois estágios de explosão nos cilindros. A marca afirma que a solução ajudará o piloto a controlar mais facilmente a entrega de potência do motor para a roda.

Estreia no Salão de MilãoProtótipo da nova Panigale V4 foi flagrado na pista de testes de Nardò: fontes afirmam que chegou a 311 km/h!

Derivado do V4 da MotoGP, o novo motor da Ducati recebeu, obviamente, soluções vindas das pistas e materiais nobres em sua construção: alumínio, magnésio, aço sinderizado e peças forjadas, como, por exemplo, os pistões (moldados em alumínio com barras de aço forjadas) e que resultaram em uma alta taxa de compressão de 14: 1.

Como um verdadeiro motor Ducati, o Desmosedici Stradale usa o tradicional comando de distribuição desmodrômico, com embreagem multidisco com banho de óleo, antiderrapante e servo-assistida. Já a caixa de marcha é de seis velocidades. Em função de ser uma superbike "puro sangue", é possível acionar as marchas sem o uso da embreagem, seja para subir ou descer marchas.

Agora o que nos resta é esperar a abertura oficial do Salão de Motos de Milão deste ano – que acontece entre 09 e 12 de novembro – e conferir a nova superesportiva Panigale V4. A moto marcará um novo ciclo de esportivas italianas com motores de quatro cilindros em "V".

Além disso, a versão "R" do Desmosedici Stradale – com 1.000 cm³ – já está em fase final de desenvolvimento, segundo Claudio Domenicali. A capacidade cúbica menor foi escolhida pela Ducati para que o modelo de série possa participar do Campeonato Mundial de Superbike na temporada 2019. (Por Aldo Tizzani)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.