Topo

Infomoto

Três superesportivas exclusivas à venda no Brasil

Infomoto

16/07/2017 10h15

A nova ZX-10RR faz parte de um seleto grupo com produção limitada e mais de 200 cv!

A insatisfação move a humanidade. Como se não bastassem as duas centenas de cavalos no motor e a eletrônica de última geração das superesportivas "normais", algumas fábricas criam versões ainda mais exclusivas e sofisticadas de seus modelos de série. Caso da Ninja ZX-10RR, que acaba de ser lançada no Brasil pela Kawasaki. Com preparação especial no motor e baseada na moto bicampeã mundial de Superbike, a versão RR é uma moto de corrida que pode rodar na rua. Mas só se você quiser aumentar as multas no seu prontuário e desperdiçar todo o potencial dessa Ninja top de linha.

A ZX-10RR faz parte de um seleto grupo de esportivas exclusivas feitas para acelerar de verdade no local certo: um autódromo. Além dessa nova Kawasaki, outras duas dessas esportivas puro-sangue estão à venda no Brasil. Confira.

1 – Kawasaki Ninja ZX-10RR
A moto é baseada na usada no Mundial de Superbike e custa R$ 83.990

Embora tenha sido apresentada como uma série especial e exclusiva da Ninja ZX-10R, a versão "RR" é muito mais do que isso. Segundo a Kawasaki, trata-se de um modelo baseado na moto do irlandês Jonathan Rea, bicampeão Mundial de Superbike em 2015 e 2016, e capaz de vencer campeonatos nacionais como vem de fábrica. O motor de quatro cilindros em linha, 998 cm³ de capacidade, teve seu cabeçote modificado para receber um eixo de comando com ressaltos mais altos de competição, semelhantes aos utilizados na Superbike e que garantem melhor desempenho em altas rotações – a potência pode chegar até 210 cavalos de potência máxima a 13.000 giros.

Como uma verdadeira esportiva de pista, a ZX-10RR é vendida apenas com banco único. O que já a fez perder um quilograma também com a retirada das pedaleiras da garupa. Mas o regime não para por aí: a ZX-10RR tem rodas Marchesini forjadas mais leves que as originais. De quebra, os pneus são os Pirelli Diablo Supercorsa SP, feitos para competição. E por falar em pista, a Kawasaki afirma que a ZX-10RR é até dois segundos mais rápida do que a versão ABS no Circuito Autopolis, pista de testes da marca.
Com 210 cv de potência máxima, serão importadas apenas 20 unidades da "RR"

As melhorias ainda passam pelas suspensões, acertadas para o banco único, as rodas mais leves e os pneus esportivos. O sistema de quick-shift, que permite subir ou reduzir marchas sem o uso da embreagem, é de série. Com produção limitada em todo o mundo a cerca de 1.000 unidades, 20 unidades da Ninja ZX-10RR chegaram às lojas brasileiras agora em julho com preço sugerido de R$ 83.990 – a versão ABS é vendida por R$ 72.990.

2 – Ducati 1299 SuperleggeraR$ 550.000 é o preço desta Ducati que teve apenas 500 unidades fabricadas 

Também limitada a 500 unidades, a Superleggera traz no nome seu principal destaque. Carenagens, quadro, rodas, subquadro e monobraço são fabricados em fibra de carbono. Daí seu nome, que significa "superleve" em italiano. A exclusiva superesportiva pesa apenas 167 kg em ordem de marcha!

Por baixo da carenagem, a 1299 Superleggera traz uma versão apimentada do motor Superquadro, o L2 de 1.285 cm³, que oferece 215 cv de potência máxima, o que faz dele o mais potente bicilíndrico do mundo. As suspensões são topo de linha da marca Öhlins e os freios Brembo, semelhantes aos utilizados em competições com pastilhas especiais.
Com motor de 215 cv de potência máxima, a superesportiva pesa apenas 167 quilos

Como se não bastassem os números impressionantes da ficha técnica, a Ducati 1299 Superleggera ainda é recheada de eletrônica de última geração: a unidade de medição inercial em seis eixos controla as centrais eletrônicas e ajusta o controle de tração, os freios ABS e o controle de derrapagem lateral com mais precisão. O modelo ainda ganhou o Ducati Power Launch, um sistema eletrônico que permite largadas mais rápidas, afinal este é um modelo feito para a pista. Três unidades das 500 fabricadas em todo o mundo foram vendidas por R$ 550.000 no Brasil. Os felizardos que compraram a 1299 Superleggera ainda ganharam um exclusivo macacão Ducati Corse, a divisão de corridas da fábrica italiana.

3 – BMW HP4 Race
 Além do quadro, rodas e carenagem em fibra de carbono, a HP4 Race tem 217 cv

No Salão de Milão (EICMA 2016), a HP4 Race foi anunciada pelo presidente da BMW Motorrad, Stephan Schaller, como a moto mais exclusiva jamais fabricada pela marca alemã. Essa versão top de linha da superesportiva S 1000RR também terá quadro, rodas e carenagem de fibra de carbono. Tudo para marcar apenas 171 kg (em ordem de marcha) na balança. Para se ter uma ideia esse peso é menor do que o das motos utilizadas no Campeonato Mundial de Superbike – e levemente acima dos protótipos da MotoGP.

Das pistas de Superbike também vem a base do motor de quatro cilindros em linha e 1.000 cc, derivado da S 1000 RR, mas com giros mais altos: vai até 14.500 rotações. Entretanto, a potência máxima de 217,9 cv é atingida a 13.900 rpm. Para aprimorar ainda mais o desempenho, o câmbio de seis marchas tem relações mais curtas, que podem ser ajustadas conforme a pista.
Com muita eletrônica embarcada, a HP4 Race não teve seu preço definido pela BMW

Garfos invertidos FGR 300 (upside-down), na dianteira, e amortecedor TTX 36 GP, na traseira, ambos da Öhlins, compõem o conjunto de suspensão da HP4 Race. Freios Brembo GP4 PR com pinças monobloco e discos de 320 mm de diâmetro completam o pacote ciclístico. Eletrônica mais sofisticada, como controle de tração com 15 níveis, ajuda a domar esse foguete alemão. Com um processo de fabricação único e quase artesanal, cada uma das 750 unidades será produzida individualmente por um grupo reduzido de engenheiros. A HP4 Race será vendida no Brasil, mas a BMW ainda não definiu o preço e nem quantas unidades serão vendidas por aqui. Na Itália, a HP4 Race é vendida por 80.000 euros, cerca de R$ 270.000. O que significa que não deverá custar menos do que isso em nosso mercado. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.