Topo

Infomoto

Salão de Motos em Medellín apresenta lançamentos de fazer inveja aos brasileiros

Infomoto

05/05/2017 22h34

11ª edição do Salão colombiano abre as portas ao público neste sábado, 6 de maio

Embora seja mais conhecida como sede do cartel de Pablo Escobar nos anos de 1990, fama renovada recentemente pelo seriado "Narcos", a cidade de Medellín, na Colômbia, também organiza o maior salão de motos da América hispânica na atualidade. A Feria de Las 2 Ruedas, ou Feira das Duas Rodas, chega a sua 11ª edição anual já ocupando todos os pavilhões do centro de exposições Plaza Mayor. Aberta ao público a partir de amanhã (6 de maio), os organizadores acreditam que, até domingo, devem superar o público de mais de 60.000 visitantes em 2016.

Também não é por menos. Com a participação de diversas marcas mundiais como Honda, Yamaha, Suzuki, Harley-Davidson e BMW, além de "ensambladoras" (montadoras) locais como a AKT, que monta suas próprias motos, além de distribuir a Royal Enfield e a indiana TVS na Colômbia, o evento abriu as portas para a imprensa ontem (4 de maio) e nós, da INFOMOTO, estamos para cobrir Feria de las 2 Ruedas 2017. . Conheça algumas das novidades que fazem inveja a nós, motociclistas brasileiros.

SuzukiAlém das versões de 650cc e 1000cc, Colômbia recebe a nova V-Strom 250

Com uma subsidiária própria, a Suzuki Motor de Colômbia, única montadora da marca japonesa na América Latina, mostrou cinco novos modelos para o país. Quatro deles inéditos no Brasil. A família de bigtrails V-Strom agora está completa no país vizinho: além do modelo de 1.000cc, chegaram agora a nova versão de 650cc e a caçula, de 250cc. Com motor bicilíndrico de 25 cv, a V-Strom 250 tem porte de moto maior e já vem preparada para receber malas laterais e top-case para quem quer viajar.

Pequenas valentes: GSX-S (ao centro) e GSX-R (à dir.) tem motor de um cilindro e 19 cv

Outras duas motos pequenas bem legais, são as novas 150cc da linha GSX: a versão S, naked, e a R, esportiva. Ambas têm motor de um cilindro, mas com refrigeração líquida, DOHC, que promete 19 cv de potência máxima. Pequenas e estilosas ainda não há nem sinal delas no mercado brasileiro. Infelizmente.

YamahaA scrambler SCR 950 é uma das novidades da Yamaha na Feria de las 2 Ruedas

A Incolmotos Yamaha, instalada na Colômbia há 40 anos, tem uma grande planta em Girardota, região metropolitana de Medellín onde monta cerca de 100.000 motos por ano. Entre elas, a brasileira XTZ 250, nossa Lander, pelo sistema CKD. As novidades da marca aqui são uma nova versão do scooter NMax 155 mais acessível – leia-se sem os freios ABS. A outra é a estilosa SCR 950, uma scrambler com motor V2, o mesmo que equipa a nossa Midnight Star. Com estilo retrô, o modelo, lançado no ano passado nos EUA, cairia muito bem no portfólio da Yamaha Brasil, não acham?

Royal EnfieldA trail Himalayan de 410cc já está na Colômbia!

Recém-chegada ao Brasil, a marca indiana já está oficialmente na Colômbia há três anos. Além dos modelos comercializados em nosso País, a Royal vende aqui a versão de 350cc da Bullet. Mas o que chamou a atenção mesmo foi que a nova Himalayan já deu as caras no Salão de Medellín. Com estilo simples e a promessa de robustez, a trail está sendo vendida por 12.900.000 pesos colombianos, ou seja, cerca de R$ 15.000! Se mantiver essa mesma faixa no Brasil vai fazer sucesso…

BMWE a pequena G 310R também. Porém importada da Índia

Enquanto a pequena G 310R ainda não chega às concessionárias brasileira, o representante da marca alemã na Colômbia já mostrou a naked na Feira das Duas Rodas de Medellín e afirmou que as vendas começam em breve. Ainda não há um preço exato, mas deve ficar em torno de 20.000.000 de pesos colombianos – cerca de R$ 22.000. O que não significa que esse será o valor da moto no Brasil. Afinal, a G 310R será montada em Manaus (AM) para o mercado brasileiro. E aqui na Colômbia vem importada diretamente da Índia.

Harley-DavidsonRoad King Special traz novo motor V2 de 1753 cm³, pintura preta e não tem para-brisa

Assim como outros países latinos de língua hispânica, a marca norte-americana tem milhares de fãs na Colômbia. A grande novidade foi a chegada do novo motor V2 da linha Touring para o mercado colombiano – que já está disponível no Brasil desde o final do ano passado. Porém, o Milwaukee Eight de 1.753 cm³ também desembarcou aqui em Medellín na estilosa Road King Special, uma versão mais "dark" da icônica moto norte-americana, sem pára-brisa e toda pintada de preto. Quem sabe a H-D não decide levar o modelo para o Salão Duas Rodas, que acontece em São Paulo (SP) em novembro deste ano?

Acompanhe aqui em nosso Blog e em UOL Carros a cobertura completa do Salão e outras matérias especiais sobre as motos na Colômbia. Hasta luego! (texto e fotos: Arthur Caldeira, de Medellín)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.