Topo

Infomoto

Autor de "Zen e a arte da manutenção de motocicletas" morre aos 88 anos

Infomoto

25/04/2017 15h48

Robert Pirsig e seu filho Chris em 1968 na viagem que inspirou o famoso livro (foto: William Morrow/HarperCollins)

Autor de um dos livros mais famosos sobre motocicletas, o norte-americano Robert Pirsig faleceu ontem, 24 de abril, aos 88 anos em sua casa no Estado de Maine, nos Estados Unidos. Você pode não se lembrar do nome, mas se você é fã de motos certamente já ouviu falar do livro "Zen e a arte da manutenção de motocicletas", no qual Pirsig conta a história da viagem que fez com seu filho Chris na garupa em 1968.

Publicado apenas em 1974 pela Willian Morron & cia, após ser rejeitado por diversas editoras, "Zen e a arte…" analisou a motocicleta e o ato de cuidar da moto sob um olhar filosófico, tanto que o subtítulo original trazia a frase "uma investigação sobre os valores". Em meio às mudanças sociais dos anos de 1970, o livro rapidamente se tornou em um best-seller. Afinal, a viagem de moto com o filho acaba se transformando em uma odisseia pessoal e filosófica que analisa nosso modo de vida como sociedade.

Além disso, o livro inspirou milhões de motociclistas ao redor do planeta e montarem em suas motos e viajarem por aí. Se você ainda não leu, leia. Viaje em paz, Mr. Pirsig. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.