Blog da Infomoto

BMW R1200 GS 2x2 e volante para motos Triumph: brincadeiras no Dia da Mentira

Infomoto

03/04/2017 12h21

Uma aventureira híbrida e com tração nas duas rodas: notícia “falsa” divulgada pela BMW em 1º de Abril

Em todo o mundo, o Dia 1º de Abril é o Dia da Mentira (April Fools’ Day, em inglês) e, assim como no Brasil, as pessoas inventam histórias e espalham notícias falsas. Algumas marcas de moto também decidiram pregar uma peça nos jornalistas especializados e nos seus clientes. Se você navegou pelas redes sociais neste último final de semana, certamente se deparou com a notícia de que a BMW Motorrad havia anunciado o lançamento de uma R 1200 GS Adventure com tração nas duas rodas e um motor híbrido auxiliar que, juntamente com o conhecido boxer, geraria 170 cv de potência máxima. Para nossa felicidade, ou tristeza, tudo não passou de uma brincadeira da marca alemã.

Adventure híbrida teria motor elétrico e 170hp, além de tração 2×2 on demand

Batizada de R 1200 GS xDrive Hybrid, o modelo teria um seletor no punho esquerdo que poderia acionar manualmente a tração na roda dianteira. Centenas de blogs e até mesmo sites respeitados divulgaram a notícia como sendo verdadeira – afinal, a tecnologia 2×2 já existe, como nesse modelo da Wunderlich, mostrado em Milão 2015, e a BMW é uma das líderes do setor automotivo no que se refere à modelos híbridos, ou seja, que tenham o auxílio de um motor elétrico. Prova de que nem tudo que vemos na internet é verdade… Confesso que, de início, fiquei na dúvida, mas como a notícia foi divulgada no sábado e prometia a tal Adventure híbrida e 2×2 para o final deste ano, achei melhor pesquisar melhor. O faro de jornalista falou mais alto…

  Nessa não dava para cair, né? O Handlewheel (algo como guidão-volante) foi a piada da Triumph em 1º de Abril

A inglesa Triumph foi ainda mais longe e divulgou um novo acessório para suas motos clássicas modernas : o handlewheel. Uma misto de guidão e volante criado para facilitar que os motoristas pilotassem (ou seria “dirigissem”?) com mais facilidade. Mas aí a Triumph exagerou. Afinal, basta bater o olho nesse modelo 3D para sacar que isso não seria viável. Mas, acredite, mesmo assim, alguns blogs e sites caíram na piada. “Ah, 1º de Abril!”

Origem

A origem da escolha de 1º de abril como Dia da Mentira é controversa, mas a explicação mais aceita vem do século XVI. Na época, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. Mas, em 1564, o rei Carlos IX da França adotou um novo calendário, que ficou conhecido como calendário gregoriano, pois fora criado pelo Papa Gregório. A partir desse momento o Ano Novo passou a ser celebrado em 1º de janeiro. Mas, muitos demoraram para se acostumar com a mudança e continuaram a comemorar a data no começo de abril.

Aqueles que aceitavam o novo calendário passaram a tirar sarro dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira. Chamados de “bobos de abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1ª de abril. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Jornalistas e motociclistas (necessariamente nessa ordem) da Agência INFOMOTO. Mesmo cansados de ouvirem que são “loucos”, andam de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
Topo