Topo

Infomoto

Expedição Interoceânica: Longas retas, manutenção e “baixaria”

Infomoto

07/02/2017 11h07

RDUR7156A Expedição Interoceânica chega ao Acre. Destino final: Lima, capital do Peru

Depois de rodar 3.825 km desde que sai do Guarujá (SP), no dia 30 de janeiro, a Expedição Interoceânica chegou a Rio Branco, capital do Acre. Durante o trajeto não tivemos qualquer problema com as motos, mas era a hora de fazer a manutenção e verificar alguns componentes antes de deixar o Brasil, sentido Lima, no Peru.

RDUR7249No Acre a Africa Twin passou por uma completa revisão. Atenção especial aos pneus

O serviço foi feito na concessionária Honda Star Moto com a verificação, regulagem e lubrificação da transmissão final, o nível de óleo e líquido de refrigeração. Foram analisadas também as condições dos pneus. Por conta do forte calor, o asfalto torna-se mais abrasivo e, consequentemente, aumenta o desgaste do pneu – principalmente o traseiro. Além disso, em algumas ultrapassagens é preciso acelerar forte para retomar a velocidade o que ocasiona uma carga maior no componente. Com um olhar mais aguçado já era possível perceber o desgaste maior no centro do pneu que começava a ficar levemente "quadrado". Ainda assim sem comprometer a segurança.

RDUR7225
A expedição virou notícia em Rio Branco. Cicero Lima, da INFOMOTO, foi o porta-voz da equipe
Enquanto os mecânicos faziam a manutenção, hora de dar entrevista para TV local e contar um pouco desta aventura que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico em 10 dias. Depois eu e meus companheiros desfrutamos do evento de despedida da Expedição Interoceânica organizado pela concessionária. No café da manhã é servido um prato típico da região chamado "Baixaria". Composto por pão de milho esfarelado, carne moída, ovos, cheiro-verde e tomate. Pode ser apreciado nas barracas que servem a iguaria nas madrugadas de Rio Branco para quem chega da balada.

RDUR7206Baixaria logo cedo! É hora de recarregar as energias para encarar o restante da viagem
O prato é revigorante e ajudou a dar ânimo à equipe para seguir viagem e enfrentar, junto com novos integrantes da expedição, os trâmites burocráticos na fronteira. Mas isso é outra história que contaremos logo mais. (Texto Cicero Lima / Fotos Renato Durães)

IMG-20170202-WA0007

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.