Topo

Infomoto

Kawasaki promete moto com personalidade e que "conversa" com o piloto

Infomoto

25/10/2016 18h18

hi_aiFábrica japonesa afirma que já está desenvolvendo motos conectadas e com tecnologias de Inteligência Artifical

Imagine se a sua moto tivesse personalidade? E liberasse mais potência ou enrijecesse a suspensão conforme você desejasse pilotar de forma mais esportiva? Esse sonho pode se tornar realidade antes do que você pensa, segundo a Kawasaki.

A fabricante de motos japonesa, que faz parte do conglomerado Kawasaki Heavy Industries, anunciou nesta semana que estão acelerados os planos de desenvolver uma motocicleta que tenha personalidade e possa evoluir junto com o piloto. A moto irá utilizar tecnologia da informação, ou seja, redes integradas, e também Inteligência Artificial (AI do inglês Artificial Intelligence).

A moto em desenvolvimento usa uma forma de Inteligência Artificial que permite a comunicação entre homem e máquina, por meio de um sistema de diálogo e linguagem no qual a máquina é imbuída de sentimentos e uma tecnologia capaz de reconhecer a emoção por meio do som e da intonação da voz do locutor, no caso o piloto. A plataforma utilizada pela Kawasaki ainda está em em desenvolvimento pela Cocoro, uma empresa de tecnologia que pertence ao grupo japonês SoftBank, e foi batizada de "Emotion Generation Engine and Natural Language Dialogue System" (Sistema de Diálogo e Linguagem Naturais e Motor de Geração de Emoções, em tradução livre).

633_349MOTOTESTE_Z800_2A moto seria capaz de reconhecer as emoções do piloto por meio da voz

De acordo com a voz e as palavras ditas pelo piloto, o sistema seria capaz de entender suas intenções e seu estado emocional. Segundo a Kawasaki, a possibilidade de que máquina e homem se comunicassem e se entendessem abrirá as portas para inúmeras possibilidades. 

Uma delas seria a capacidade da moto de acessar um banco de dados da Kawasaki com informações sobre o chassi e motor ou ainda procurar referências na internet e oferecer ao piloto dicas pertinentes para que aproveitasse mais a pilotagem. Ou ainda para que conduzisse de forma mais segura, como por exemplo, reduzindo a potência do motor antes de um curva onde haja um vazamento de óleo ou algum trecho da estrada que esteja interrompido por algum motivo.

1306_510MOTOTESTE_NinjaZX10R_8Com as constantes interações, moto e piloto evoluiriam juntos

Por meio dessa avançada tecnologia de gerenciamento eletrônico também será possível atualizar o sistema de acordo com a experiência, habilidade e estilo de pilotagem do motociclista. Com essa interação constante, a motocicleta será capaz de desenvolver um personalidade própria que irá refletir as idiossincrasias do piloto. Ao estabelecer essa confiança mútua, tanto piloto e máquina poderão evoluir juntos e oferecer muito mais diversão em uma volta de moto no final de semana, por exemplo.

A marca encerra o comunicado afirmando que a Kawasaki acredita que as motos são mais do que um meio de locomoção para se ir de um lugar a outro. "As motocicletas devem ser divertidas e gratificantes para o piloto. Para levar esse conceito a um nível mais elevado, começamos a trabalhar em uma nova moto que usa inteligência artificial e possui personalidade própria", afirma a empresa japonesa.

1306_510MOTOTESTE_NinjaZX10R_6Imagina o diálogo com a ZX-10R: "segura essa que eu errei o ponto de frenagem!!!"

Embora a marca não estipule uma data para que a tal motocicleta inteligente e com personalidade própria chegue ao mercado, deixa claro que já está trabalhando no projeto e utilizará todos os recursos tecnológicos do Grupo Kawasaki para desenvolvê-la. Espantando com tais informações, deixo para vocês opinarem sobre essa futura moto que "conversa" com o piloto… (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.