Topo

Infomoto

Yamaha mostra MT-09 renovada no Salão de Colônia

Infomoto

04/10/2016 12h28

Pressekonferenz Yamaha, Yamaha MT09, Halle 6 A72A MT-09 recebeu seu primeiro facelift no Intermot

Hoje, 04 de outubro, é o dia de imprensa do Intermot, o salão de motos bienal que acontece na cidade alemã de Colônia e vai até o dia 09. Como de costume, marcas do mundo inteiro revelam novidades do line-up e conceitos para os jornalistas especializados e, como não poderia deixar de ser, a INFOMOTO está atenta para mostrar tudo a vocês, leitores de UOL Carros.

Sempre muito aguardada, a coletiva da Yamaha revelou novidades para a família MT e a apresentação de uma clássica moderna para o mercado europeu. Começando pela MT-09, que recebeu seu primeiro facelift. A naked tricilíndrica teve seu farol reformulado para um pequeno conjunto óptico duplo feito em LED, enquanto o suporte de placa passou a ser interligado à balança, deixando a rabeta, que está mais curta, livre. As mudanças deixaram a MT com aspecto mais agressivo e trazem consigo três opções de cores: cinza fosco com rodas em verde limão, preto e o tradicional azul com grafismos brancos da Casa de Iwata.

MT_09_02A rabeta está mais curta e "livre" com o suporte de placa rente à roda

Na parte mecânica, o modelo também recebeu melhorias, como a embreagem deslizante – que segundo a marca é 20% mais macia – e o sistema quickshift, que permite subir marchas sem apertar o manete. A naked ainda passa a contar com uma nova suspensão dianteira com garfo invertido de funções separadas, semelhante aos modelos de motocross, cuja regulagem de amortecedor é feita no tubo esquerdo, enquanto a pré-carga da mola é ajustada no lado direito.

Outras alterações incluem o assento mais plano e 5 mm mais alto, a ponteira do escape reestilizada e o posicionamento dos piscas dianteiros, que agora estão ao lado do radiador. A nova MT-09 já estará disponível na Europa em dezembro deste ano.

MT-10 especial
Ainda na família Master of Torque, a Yamaha revelou no Intermot uma versão especial da bignaked, batizada de MT-10 SP, com alguns dos predicados da R1M. O modelo de 1.000cc traz suspensões Öhlins ajustáveis eletronicamente e pintura prata com rodas azuis da superbike japonesa. Tanto a versão especial quanto a standard da moto receberam a embreagem assistida com quickshift, integrando o cardápio eletrônico que já traz controle de tração.

MT_10Pintura e suspensões com ajuste eletrônico são os diferenciais da MT-10 SP

Scrambler V-Twin
Depois de lançar a clássica moderna no Canadá e nos Estados Unidos, a marca japonesa leva agora à Europa a SCR 950. Feito com base na Bolt, o modelo traz o mesmo motor de dois cilindros dispostos em V a 60°, refrigerado a ar, com 942 cm³ – o mesmo V2 da XVS 950 Midnight Star, comercializada no Brasil, que gera modestos 48,5 cv de potência máxima a 5.400 rpm.

SCR_950Com design alusivo às décadas de 1960 e 1970, a SCR 950 foi apresentada ao mercado europeu

Mas o que chama a atenção mesmo é o visual inspirado nos modelos scrambler das décadas de 1960 e 1970. Com pedaleiras mais centralizadas, ângulo de cáster de 28,4°, escape mais elevado em relação a outras customs e rodas dianteira e traseira com 19 e 17 polegadas, respectivamente, a moto até encara estradas de terra batida. Característica auxiliada pelos pneus Bridgestone Trail Wing. O lançamento da SCR 950 no Intermot confirma a tendência retrô entre os motociclistas europeus. Por aqui, contudo, esse movimento segue ignorado pelas montadoras japonesas, incluindo a própria Yamaha. (por Carlos Bazela)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.