Topo

Infomoto

Salões de moto na Europa terão novidades a mais de 300 km/h!

Infomoto

27/09/2016 14h51

091516-yamaha-r-world-r6-teaser-4Imagem do vídeo da Yamaha mostra uma esportiva acelerando na pista

Em uma semana, os olhos da imprensa especializada em motocicletas – e dos fãs de motos do mundo todo – estarão voltados para a charmosa cidade de Colônia, na Alemanha, onde acontece o Intermot, primeiro grande salão do setor de duas rodas neste ano, entre 4 e 9 de outubro. Isso porque Honda, Yamaha e Suzuki já deram dicas de que devem lançar novas motos superesportivas no salão alemão.

maxresdefaultReprodução do vídeo "R World", no qual a Yamaha promete uma nova integrante da sua família de esportivas. ao que tudo indica, uma nova YZF-R6

A Yamaha publicou em suas redes sociais um vídeo chamado de "R World" (O mundo R em uma clara referência à sua linha Racing) em meados de setembro. O vídeo traz imagens de uma esportiva acelerando em uma pista com o ronco de um motor girando alto e os dizeres "A mais inspiradora do mundo está prestes a se tornar a mais desejada". Tudo sem mostrar claramente imagens ou o nome do modelo, somente convidando para mais informações em 4 de outubro, dia de imprensa no Intermot. Pelo som e pelas imagens, podemos apostar em uma nova YZF-R6, a esportiva média da marca japonesa que não é renovada há alguns anos. Afinal, a R1 foi completamente reformulada recentemente e a marca, inclusive, já divulgou hoje as cores da esportiva de 1.000 cc para 2017.

cbr1000rr20171O usuário @sRubinic publicou fotos do que seria a nova Honda CBR 1000RR em seu perfil no Twitter

Dias depois, em 20 de setembro, a Honda seguiu a mesma estratégia: divulgou um vídeo, porém ainda mais misterioso. Uma câmera onboard, também em uma pista, com o ronco de uma esportiva ao fundo. No final, um close no pneu traseiro, claramente desgastado pela pilotagem agressiva e derrapagens nas curvas. As palavras "Total control" (controle total) pode ser uma indicação de que, finalmente, a marca da asa instalará controle de tração nas suas superesportivas, claramente defasadas perante a concorrência. O slogan "Sharper than Ever" 9mais afiada do que nunca) no final do filme deixa claro de que se trata da nova Fireblade (lâmina de fogo), a CBR 1000RR – até porque a Honda já declarou oficialmente que a CBR 600RR irá ser descontinuada em função das novas leis anti-poluição na Europa. Fotos vazadas no Twitter também mostravam a suposta nova Fireblade no que parecia ser uma sessão de fotos no autódromo de Grobinik, na Croácia.

091416-2017-honda-cbr1000rr-spied-cbr_hi-3-563x388 O site americano Motorcycle.com comprou as imagens e publicou algumas exclusivas da nova Fireblade

E um novo vídeo da Honda, publicado hoje , acabou com os rumores (e os sonhos) de que a nova esportiva 1.000 cc teria um motor V4. O novo teaser mostra a saída de escapamento do que claramente é um motor de quadro cilindros em linha esquentando conforme os giros do motor aumentam. No final, o tal slogan "Total Control" e "Sharper than Ever" com a data de 4 de outubro.

honda_moto2017Em site criado para apresentar as novidades 2017, a Honda promete seis novos modelos – dois já conhecidos

A marca japonesa inclusive criou um site específico para mostrar suas novidades para 2017. No endereço – http://hondamotoglobal.com/ – há seis blocos com as novidades, duas delas já conhecidas: a CRF 450R, feitra para o motocross; e a CRF 1000L Africa Twin, que tudo indica ganhará novidades ou quem sabe uma nova versão. Há, porém, outras novidades "encobertas": duas a serem mostradas no Intermot, sendo que uma é a CBR 1000RR e a outra pode ser a nova Hornet de 800cc ou uma nova CBR 600RR; o X-ADV, que será lançado no Salão de Milão, que acontece entre 7 e 13 de novembro na cidade italiana, além de uma quarta moto misteriosa que será mostrada no International Motorcycle Show de Long Beach, nos Estados Unidos em 18 de novembro, e que eu aposto irá na linha retrô-moderna, como as Triumph Bonneville, Ducati Scrabler ou a família XSR 700 e 900 da Yamaha. A ver.

Por último, os visitantes de Colônia ou de Milão serão testemunhas da versão final da nova Suzuki GSX-R 1000, que promete muita tecnologia e potência aprimorada nas pistas da MotoGP, onde a marca tem tido sucesso. Em 2015, a Suzuki apresentou em Milão o que seria o protótipo da nova "SRAD 1000", como é chamada pelos fãs brasileiros, mas não era a versão final.

1213_489MUNDOMOTO_SUZUKI_GSX-R1000_1Colônia ou Milão será palco da apresentação da versão final da Suzuki GSX-R 1000 2017

Como se pode ver, o fim de ano deverá ser agitado para o mercado de duas rodas mundial. E isso porque só falamos de esportivas, mas também haverá novidades em outros segmentos, como uma nova S 1000R, a naked da BMW, ou quem sabe uma trail de 700 cc para substituir a Yamaha Ténéré 660, enfim… Fique ligado aqui no nosso blog em UOL Carros para acompanhar todas as novidades dos principais salões de moto da Europa. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.