Topo

Infomoto

Motociclistas ajudam no resgate às vítimas do terremoto na Itália

Infomoto

26/08/2016 17h18

Drone revela estragos em Amatrice após terremoto

Reuters

O cenário é de destruição total. Como num filme de guerra, a cada minuto mais corpos são resgatados dos escombros, como mostram as imagens do vídeo acima feitas por um drone em Amatrice, um dos locais mais afetados. Mas a realidade ainda é bem mais dura e dolorosa, principalmente para os habitantes dos vilarejos de Arquata del Tronto, Pescada del Tronto, Amatrice e Accumoli, na região central da Itália. As autoridades italianas contabilizaram 278 mortos (218 deles em Amatrice) na última contagem após o terremoto – de 6,2 de magnitude na escala Richter – que atingiu a região montanhosa na madrugada de quarta-feira (24).

Imagem aérea de Pescara del Tronto após o terremoto (foto: Guarda di Finanzia)

Em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, a Federação de Motociclismo Italiana (FMI) se mobilizou para prestar um pronto atendimento às vítimas. Rapidamente foi criada uma força tarefa de socorristas-motociclistas que, graças aos modelos off-road – motos e quadriciclos – conseguem chegar até áreas remotas ou de difícil acesso.

O primeiro grupo convocado para esta missão solidária foram os integrantes do Moto Club Comunanza, de Ascoli Piceno. Em menos de uma hora 10 voluntários estavam prontos para atuar nos trabalhos de resgate. Vieram também membros do Moto Clube de Lazio, região central que hoje foi sacudida por tremores de 4,3 graus na escala Richter.Segundo as autoridades italianas, o número de vítimas fatais já atingiu 278 – 218 em Amatrice (foto: ANSA) 

Para Paolo Sesto, presidente da FMI, é nestas horas de extrema necessidade que os motociclistas italianos se unem para ajudar famílias afetadas pelo grave terremoto. "Queremos contribuir de forma efetiva para ajudar às vítimas. Mobilizamos pilotos que se deslocaram rapidamente às áreas afetadas, num sinal de solidariedade", explicou o dirigente da federação italiana. (Por Aldo Tizzani)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.