Topo

Infomoto

Harley-Davidson lança novo V2 de 1.753 cc

Infomoto

23/08/2016 20h07

7758Milwaukee-Eight terá eixo balanceiro para reduzir vibrações e quatro válvulas por cilindro 

Há algumas semanas a foto de uma tampa da caixa de ar de um motor com a inscrição "107 Milwaukee Eight" circularam nas redes sociais, grupos de whatsapp e sites de notícias de moto. A foto deu origem a inúmeras teorias, a principal delas de que se tratava de um novo V2 da Harley-Davidson com 107 polegadas cúbicas, ou seja, 1.753 cm³.

Hoje, a marca norte-americana confirmou o lançamento do "Milwaukee Eight", um novo motor V2, que irá substituir os atuais Twin Cam 103 e equipará a linha 2017 da família Touring. O nome faz referência à cidade de origem da marca, Milwaukee nos Estados Unidos. O numeral "eight" (oito) revela uma das novidades do novo V2: as oito válvulas, quatro por cilindro.   7747Novo V2 manteve os dois cilindros a 45 graus

Embora mantenha a clássica arquitetura dos motores Harley, dois cilindros em "V" dispostos a 45°, o motor traz algumas novidades, além das oito válvulas. A taxa de compressão é 10% maior e deverá produzir mais torque e potência do que os atuais Twin Cam, porém a fábrica não revelou dados de desempenho e nem especificações mais detalhadas. Entretanto, a Harley fez questão de frisar que o Milwaukee-Eight conta com um eixo contra balanceiro para reduzir as vibrações típicas de um V2.

O motor terá três diferentes versões. O motor base será um V2 de 107 polegadas cúbicas, 1.753 cm³, com refrigeração a ar que irá equipar os modelos Street Glide/Street Glide Special, Road King, Electra Glide Ultra Classic e Road Glide.

7309Ultra Limited irá ganhar o novo V2 com refrigeração líquida, batizado de "Twin-Cooled Milwaukee-Eight 107" 

Já os modelos Touring mais top de linha, como a Ultra Limited, receberão o Twin-cooled Milwaukee-Eight 107, ou seja, com arrefecimento líquido no cabeçote. A versão maior e mais potente, chamada de Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114, terá 114 polegadas cúbicas ou 1.868 cm³ de capacidade. Esse motor irá equipar os modelos CVO Limited e CVO Street Glideno lugar do atual Twin Cam 110 Screamin´Eagle.

A linha 2017 da Harley-Davidson ainda reserva mais novidades, entre elas, um novo conjunto de suspensão para a família Touring. Nós da INFOMOTO embarcaremos para Seattle, Estados Unidos, onde iremos ver de perto as novidades e, claro, ter o primeiro contato com esses novos V2 da Harley. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.