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Estado da Califórnia legaliza a circulação de motos no corredor

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22/08/2016 19h03

lanesplitting1Andar no corredor agora é lei na Califórnia

O governador da Estado da Califórnia, Jerry Brown, sancionou em 19 de Agosto uma lei que autoriza a circulação de motocicletas entre as faixas de rolamento entre os carros, ou seja, o famoso "corredor". Além de ser um ótimo argumento para acabar com o velho papo – "se os motociclistas querem ter direitos têm que respeitar a lei e andar atrás dos outros veículos" ou ainda "em nenhum país do mundo as motos andam no meio dos carros" – a lei californiana abre um importante precedente no Estados Unidos e em todo mundo ao tornar legal essa prática tão comum – sim, acontece em diversos países europeus e até mesmo no Japão. Até então a Califórnia não proibia, mas também não permitia as motos andarem no corredor legalmente, em um espécie de zona cinzenta (grey area: expressão em inglês para explicar algo que não está na lei, mas que também não é proibido), mais ou menos como acontece aqui no Brasil.

switzerland-on-lane-splitting-no-68091-7Em alguns países europeus também é permitido

Com a lei, proposta pelos representantes Bill Quirk e Tom Lackey, em vigor o departamento de trânsito da Califórnia e a tal California Highway Patrol (lembra dos CHIPs?) agora têm a autoridade de desenvolver e criar regras para o "lane-splitting" (divisão de faixas na tradução direta) em conjunto com grupos e associações de motociclistas. Porque, convenhamos, é bem melhor regulamentar e instruir a maneira de certa de fazer algo do que simplesmente ignorar algo que acontece.

lane-splitterMelhor no corredor do que alvo estático de motoristas distraídos

Rapidamente, a Associação Americana de Motociclismo (AMA da sigla em inglês) divulgou uma nota apoiando a decisão do governador californiano e ressaltando a importância da medida. De acordo com o comunicado, diversos estudos como o "Hurt Report" provam que grande parte dos acidentes com motociclistas (cerca de 60%) acontecem em situações de tráfego moderado e pesado (em um congestionamento, por exemplo) quando os motociclistas parados atrás dos carros nas faixas de rolamento ficam vulneráveis a mudanças de faixas de outros veículos, condutores distraídos (ou seja, atualizando suas redes sociais ou respondendo mensagens). O estudo Hurt, sobrenome de um dos autores, conclui que "andar no corredor diminui a exposição dos motociclistas a esses riscos". Embora muita gente aqui pense o contrário.

Outro documento, do Departamento de Segurança no Trânsito dos Estados Unidos (NHTSA), publicado como uma agenda para a segurança dos motociclistas estudou o "lane-splitting" e concluiu: "A largura de uma motocicleta permite o veículo passar entre as faixas de veículos parados ou movendo-se vagarosamente em vias, onde a largura das faixas seja suficiente para proporcionar um espaço adequado. Essa alternativa pode proporcionar uma rota de fuga para motociclistas que pudessem ficar presos ou serem atingidos em uma colisão traseira. Há evidência que rodar entre as faixas de rolamento com os carros em baixa velocidade ou parados em vias de múltiplas faixas reduz a frequência de acidentes com motos se comparado a locais onde as motos ficam dentro das faixas e se movendo com o tráfego". A agenda recomenda que as autoridades estudem a viabilidade do "lane-splitting" e as suas implicações na segurança viária.

CORREDOR_4Não dá para andar no corredor a toda hora: só com o trânsito parado ou lento e em baixa velocidade

A boa notícia da regulamentação de motos andarem no corredor na Califórnia também levanta outras questões importantes: quando, como e em qual velocidade devemos andar no corredor? Já fizemos até um post com algumas dicas práticas, como você pode ler aqui.  Mas basta respeitar o bom senso para poder rodar com segurança no corredor. eu mesmo só faço isso quando o trânsito está realmente parado ou muito lento (20, 30 km/h) e em vias onde as faixas são largas o suficiente para fazer isso com segurança. Outra dica é: respeitar o limite de velocidade da via ou até mesmo rodar abaixo dele.

CORREDOR_9Não vale correr, nem ultrapassar pela esquerda ou seguir ambulância no corredor: tenha bom senso

Por exemplo, o corredor Norte-Sul em São Paulo (SP), formado pelas avenidas Tiradentes, 23 de Maio, Rubem Berta e Washington Luís, tem 50 e 60 km/h como limites máximos de velocidade de acordo com o trecho. Sempre que volto para casa pego um trecho dessas avenidas e nunca rodo acima do limite, ainda mais no corredor. Mas o que eu vejo – e com muita frequência – são motociclistas indo a 100 km/h e, o pior, entre os carros! Ou alguns que tentam forçar a barra em trechos onde não há espaço para dois carros e uma moto. Outros motociclistas, mais egoístas, não se contentam em rodar no corredor formado pela faixa da esquerda e a subsequente, querem rodar no corredor entre todas as faixas. O que, além de irritar os motoristas, prejudica os outros motociclistas, uma vez que os motoristas não conseguem dar espaço para passar uma moto de cada lado. Então, não bastam leis que regulamentem é preciso ter bom senso e educação no trânsito e na vida. E agora mais do que nunca aquela música faz sentido: "Garota eu vou pra Califórnia"… (Por Arthur Caldeira)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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