Topo

Infomoto

Roma ganha serviço de scooter compartilhado

Infomoto

15/07/2016 16h17

tricity-125-zig-zag-sharing-2 copyZig Zag terá uma frota de 400 scooters de três rodas Yamaha Tricity 125

Hoje, compartilhar está na moda: bicicletas, rotas no Uber e até carros…. Roma (ITA) dá um bom exemplo para quem quer mais agilidade a preço justo e não ter o custo de manter um veículo próprio. Com poucas opções de estacionamento para automóveis, a capital italiana adotou o Zig Zag, sistema de compartilhamento de scooter, que em breve estará disponível em outras cidades europeias. Para agilizar a vida das pessoas e garantir mais segurança, o modelo escolhido para esta missão foi o Tricity 125, scooter de três rodas da Yamaha.

Com um nome sugestivo, a ideia inicial era oferecer um serviço para quem quer descobrir, em duas rodas, as belezas do antigo Império Romano. Mas o serviço foca também pessoas que trabalham em Roma – italianos, europeus de outras nacionalidades e estrangeiros – e que precisam se locomover com agilidade pela cidade.

utilizza2

O App está disponível apra plataformas iOS e Android

Para usufruir do Zig Zag basta baixar o aplicativo no smartphone (ou tablet), ter um cartão de crédito, ser habilitado para pilotar motos e ter um código fiscal (espécie de CPF) da União Europeia. Após o cadastro fazer o uso do serviço é simples. Na tela do celular aparecerá a localização mais próxima do scooter. O usuário do aplicativo receberá um código PIN que abre o assento do scooter. Assim, o piloto terá acesso ao capacete higienizado e balaclava descartável. Assista nesse vídeo (em italiano) como é simples alugar um scooter compartilhado.

Uma vez concluída a utilização do veículo, a central de atendimento do Zig Zag fornece dados para o reposicionamento de scooter em pontos estratégicos – semelhantes aos bolsões de bicicletas. Também é possível estacionar o scooter, suspender o aluguel por um período determinado e deixar o scooter ali reservado para você. Há duas formas de pagar pelo serviço do Zig Zag: por minuto (0,29 Euros – R$ 1,05) ou por hora (14,90 Euros – R$ 54). O pagamento é feito eletronicamente, como no Uber.

O Zig Zag quer conquistar outras importantes cidades italianas, como Milão, Turim e Florença. Mas os planos são mais ambiciosos, o serviço quer cruzar as fronteiras da Itália e ampliar sua cobertura para Madri e Barcelona (ESP); Paris (FRA) e Berlim (ALE). Para Emanuele Grazioli, diretor do Zig Zag, o compartilhamento de scooter representa um novo conceito de mobilidade individual. "É a forma de preservar o direito de ir e vir, sem ter que se preocupar com os encargos de ser proprietário de um veículo – seguro, manutenção, combustível etc ", explica Grazioli. (Por Aldo Tizzani)

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.