Topo

Infomoto

Motos clássicas no topo da Europa

Infomoto

10/05/2016 19h28

tmm3
O Top Mountain Motorcycle Museum fica a 2.175 metros acima do nível do mar nos Alpes austríacos e abriga cerca de 200 motocicletas históricas

Como se não bastassem o charme dos picos nevados e a famosa estação de esqui Obergurgl-Hochgurgl, localizada no Estado de Tirol, região oeste da Áustria, os motociclistas têm um motivo a mais para percorrer as inúmeras curvas da estrada Timmelsjoch que atravessa os Alpes do Tirol rumo à Itália: o Top Mountain Motorcycle Museum. Inaugurado em abril passado, o museu de motos mais alto da Europa – a 2.175 metros acima do nível do mar – abriga quase 200 motocicletas clássicas e alguns automóveis antigos em uma área de 3.000 m².

tmm4Há quase modelos de mais de 102 fabricantes de todo o mundo

Instalado em uma rústica e charmosa construção, o Top Mountain Motorcycle Museum foi criado graças à paixão por motos e carros dos irmãos gêmeos austríacos Alban e Atila Scheiber, proprietários de uma das mais impressionantes coleções da Áustria. "Cada motocicleta tem uma detalhada descrição sobre o modelo e o fabricante", revela Attila Scheiber. São quase duas centenas de motocicletas de 102 diferentes marcas do mundo todo.

tmm1A impressionante coleção dos irmãos Scheiber também tem carros clássicos

Entre as muitas atrações imperdíveis do mais novo museu de motos da Europa estão uma inglesa Brough Superior de 1939 que pertenceu ao próprio George Brough, assim como uma MV Agusta que foi do multicampeão mundial Giacomo Agostini. Entre as motos mais antigas, destaque para uma Laurin & Klement de 1905, empresa que mais tarde deu origem a Skoda, e uma Indian de 1912 já com o motor de dois cilindros em "V". Os fãs de automóveis clássicos também terão o que admirar: uma Ferrari California Spider, um Porsche Speedster, uma Lotus 23 B e uma lendária Alfa Romeo, vencedora da Mille Miglia em 1936, entre outros.

tmm5Em primeiro plano, um dos muitos destaques do museu: uma americana Flying Merkel das primeiras décadas do século XX

O museu está instalado no Top Mountain Crosspoint, onde há também um restaurante com pratos típicos e uma estação de teleférico, que leva a um deslumbrante mirante no topo da montanha. O local está temporariamente fechado, pois a estrada Timmelsjoch que atravessa os Alpes de Otztal está fechada devido ao degelo. Mas já pode se programar. A data de reabertura do museu foi marcada para 13 de maio. E uma exposição itinerante já até agendada para esta temporada de verão: alguns modelos da coleção da BMW serão expostos para comemorar os 100 anos de fundação da empresa alemã. (Texto: Arthur Caldeira/ Fotos: Alexander Lohmann / Bergbahnen Obergurgl-Hochgurgl)

tmm6O museu fica no Top Mountain Crosspoint, local que abriga também um restaurante com pratos típicos e uma estação de teleférico, que leva a um deslumbrante mirante no topo da montanha

Serviço:
Top Mountain Motorcycle Museum
Estrada Timmelsjoch, 8, Hochgurgl, Áustria
Horários: Diariamente das 9 h às 19 h
Ingresso: 10 Euros por pessoa
Telefone: +43 664 88117164
Site www.crosspoint.tirol

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.