Topo

Infomoto

Piloto dá show sobre as águas congeladas de lago na Sibéria

Infomoto

02/05/2016 12h21

Círculo do Xamã

INFOMOTO


A frente fria chegou com tudo ao Sul e Sudeste do Brasil acabando com o quente outono. Já se pode ver nas redes sociais muita gente reclamando do frio brasileiro, com temperaturas que chegam a 3°Celsius em Curitiba pela manhã ou até mesmo faz gear nas serras gaúchas. Mas imagine os motociclistas russos? Eles têm um verão de apenas três meses e precisam inventar algo para se divertir no longo e tenebroso inverno do hemisfério norte.

P-20160419-00290_NewsForça mística: piloto e equipe tiveram até ajuda do xamã da tribo local para protegê-los dos perigos do lago Baikal

Por isso o bicampeão mundial de Ice Speedway, Daniil Ivanov, sempre sonhou em dar uma volta sobre as águas congeladas do Lago Baikal, o mais profundo e antigo do mundo, localizado na Sibéria, região ao norte da Rússia, onde o verão dura apenas um mês, às vezes menos que isso. "É a realização de um sonho poder vir aqui com minha moto de competição. Olhe como esse lugar é grande e ermo, posso pilotar em qualquer direção. Nunca ninguém veio aqui de moto, estou emocionado em ser o primeiro", declarou o piloto russo. 

P-20160419-00271_NewsCom pneus cheios de pregos, o russo Daniil Ivanov alcançou ângulos de inclinação inimagináveis nas águas congeladas do Baikal

Ivanov gravou o vídeo, que você assiste acima, em março, na última semana do inverno quando o calor da primavera ainda não descongelou o lago Baikal. Porém, nessa época, o clima muda repentinamente – amanhecendo com tempestades de neve passando por um sol e rachar ao meio-dia e uma gelada névoa no entardecer. O piloto e a equipe passaram o dia inteiro no lago – "coloquei meu macacão de manhã e só tirei à noite", contou ele. Ele gastou 70 litros de combustível em sua moto – quantidade suficiente para uma temporada inteira de Ice Speedway.

P-20160419-00280_NewsO vídeo e as fotos feitos no "Círculo do Xamã" compensaram todo o esforço

E ainda havia o risco da água descongelar e o gelo trincar. Para proteger o piloto das adversidades e a equipe das adversidades, eles contaram com a proteção de um ritual local protagonizado pelo famoso xamã buriate Valentin Hagdayev. Além de tudo isso, a equipe ainda teve que lidar com as trepidações que a moto de Speedway causava no gelo…mas, como você pode ver, o esforço valeu a pena. (Texto Arthur Caldeira/vídeo e fotos Denis Klero/Red Bull Content Pool)

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.