Topo

Infomoto

Samsung lança para-brisa inteligente que se conecta ao smartphone

Infomoto

30/03/2016 11h17

Samsung Smart Windshield ConceptSamsung Smart Windshield foi desenvolvido com base no Tricity, o scooter de três rodas da Yamaha

Quem nunca ficou ansioso para saber quem estava ligando ou que mensagem havia chegado enquanto pilotava sua moto? Pois sua ansiedade pode acabar em breve. A Samsung apresentou nesta semana o conceito Smart Windshield, um para-brisa inteligente para motos e scooter. Mostrado na Itália, o tal para-brisa, ainda conceito, foi desenvolvido e instalado em um Yamaha Tricity 125, o scooter de três roas da marca japonesa, que apoia o projeto.

SamsungSmartWindshield_4A segunda tela de LCD do Smart Windshield se conecta ao smartphone por Wi-fi e um App dedicado

O para-brisa inteligente se conecta ao smartphone por meio de um App exclusivo e traz uma segunda tela de LCD incorporada. Nesta tela, diversas informações, como chamadas, SMS, mensagens de WhatsApp, e-mails e outras notificações são mostradas enquanto o motociclista continua a pilotar.  A ideia é que o Smart Windshield informe o condutor sem que ele tenha que tirar as mãos do guidão ou deixar de prestar atenção ao trânsito.

SamsungSmartWindshield_5É possível responder chamadas com mensagens padrão

Posicionado dentro do campo de visão, o painel digital também informa quem está ligando. Dessa forma, o piloto pode optar se quer parar para atender a chamada ou prefere que o sistema envie uma mensagem de resposta automática como, por exemplo: "Estou guiando agora. Ligo assim que possível".

SamsungSmartWindshield_3A pequena tela do para-brisa inteligente também mostra as informações de aplicativos de navegação

Segundo a empresa de eletrônicos, a motivação para o desenvolvimento do Smart Windshield foi uma recente pesquisa do departamento italiano de estatístico (ISTAT), que mostrou que 24% dos jovens italianos entre 19 e 24 anos declaram usar seus smartphones enquanto pilotam.  O objetivo é reduzir as distrações durante a pilotagem e evitar acidentes. Embora esteja pronto para demonstrações, a Samsung alerta que o Smart Windshield ainda não tem previsão de comercialização. Entretanto, pelo vídeo (que você pode assistir neste link) e pelas imagens, o produto está bem próximo de ser produzido e desenvolvido para outros modelos de scooters e motos, que permitam a instalação de um para-brisa. A conectividade finalmente chega às motocicletas. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.