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30 Dias: Quanto custa manter a XRE 300

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28/01/2016 16h09

em baixaLevantamos os principais custos da trail da Honda 

Dois fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma moto são o custo de manutenção e também o valor do seguro. Nesse capítulo, avaliaremos quanto custa manter uma Honda XRE 300 na sua garagem.
O pacote de peças pesquisado inclui componentes que se desgastam com o uso e devem ser trocados de acordo com a quilometragem percorrida. Um exemplo é o kit de relação (corrente, coroa e pinhão). Sua durabilidade está ligada ao estilo de pilotagem e o cuidado com a manutenção. Fortes acelerações, reduções bruscas de marchas e ausência de lubrificação da corrente condenam o conjunto.

Com manutenção constante e tocada suave, ele pode durar mais de 30 mil quilômetros. Na XRE, o conjunto de relação original custa R$ 217,43. Porém, pesquisando em algumas concessionárias chegamos a encontrá-lo por mais de R$ 290. Portanto, vale pesquisar e pechinchar na hora da troca.

detalhe motorPara o bom funcionamento do motor, atenção com os filtros de ar e óleo que custam R$ 100,98

Outro componente de troca frequente é o filtro de ar. Motos que rodam em lugares com muita poeira ou regiões com alto índice de poluição do ar terão que substituir o filtro (que custa R$ 75,08) em menores intervalos de tempo. Já o filtro de óleo, que é vital para a "saúde" do motor, custa R$ 25,90. Nos dois casos, vale seguir a orientação do Manual do Proprietário em relação ao período de troca.

Tombinho bobo
Equipada com disco na dianteira e traseira, a XRE oferece a segurança do sistema ABS – ítem de série na versão Rally, que utilizamos – e suas pastilhas de freio custam R$ 189,14 (jogo da frente) e R$ 203,41 (jogo para a roda traseira). Um dos maiores pecados, que diminui a vida útil da pastilha, é o hábito de manter o pé encostado no pedal do freio. Outro componente vital para o conforto e a segurança é o pneu. A XRE usa pneus Enduro 3 da Metzeler, sendo que o dianteiro custa R$ 218,00 enquanto o traseiro sai por R$ 275,00.

detalheUma queda "sem importância" pode quebrar manete, retrovisor e pisca. Prejuízo passa dos R$ 120 

Além disso, cotamos alguns componentes que costumam quebrar em uma queda leve. Caso você vacile e deixe a moto cair por não prestar atenção com o local aonde apóia o pezinho, por exemplo, pode gastar R$ 54,60 para trocar o retrovisor ou R$ 46,12 com o pisca ou substituir o manete que custa R$ 23,62.

E o seguro?
Não nos esquecemos da cotação do seguro. Ela foi feita levando em consideração um motociclista de 35 anos que mora na região do Jabaquara, zona Sul de São Paulo. Usará a moto para deslocamento e ficará sempre em estacionamento. A cobertura completa feita pela Porto Seguro, como exemplo, ficou na casa dos R$ 2.700,00. Outra possibilidade bem interessante é oferecida pela Suhai Seguradora, uma companhia especializada em motocicletas, com a cobertura restrita a furto e roubo, o valor seria de R$ 1.600,00.

IMG_9278 copyO seguro varia de acordo com o perfil do proprietário e pode ir de R$ 1.600 a R$ 4.000

Vale lembrar que, nos dois casos, o valor a ser pago pela proteção está ligado diretamente ao perfil do comprador, que compreende sua idade , o bairro aonde mora e a frequência de uso da moto, entre outros detalhes. Em alguns casos, o valor do seguro da XRE pode superar os R$ 4.000,00. Sendo assim, vale a pena pesquisar os custos antes de fechar com seu corretor. (por Cícero Lima)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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