Topo

Infomoto

Em festa, Yamaha mostra nova MT-10 em Milão

Infomoto

16/11/2015 21h38

MT10_1Novo modelo tem visual radical e motor de quatro cilindros e 998cc, derivado da esportiva R1

O ano é de festa para a Yamaha. Além de celebrar os 60 anos de suas fundação em 2015, a fábrica japonesa faturou a tríplice coroa no Campeonato Mundial de MotoGP – levou o título de construtores, o de equipes com a Fiat Yamaha e o de pilotos com o espanhol Jorge Lorenzo. O clima de comemoração permeou a prévia do Salão de Motos de Milão que a marca realiza na véspera do dia de imprensa do evento.

Nesta segunda-feira, 16 de novembro, em uma coletiva de quase duas horas de duração, a Yamaha mostrou suas novidades para o mercado europeu e para o mundo. Algumas delas já vistas até pelos motociclistas brasileiros, caso da compacta MT-03, mostrada no Salão Duas Rodas de São Paulo em outubro passado, porém outras novidades surpreenderam a todos, como a nova MT-10, chamada de o próximo estágio (the next level) da família MT pela Yamaha.

mt10Quadro, suspensões e eletrônicas também foram herdadas da R1

Com design futurista, caracterizado por dois faróis de LED monofocal, a nova MT-10 tem motor de quatro cilindros com virabrequim crossplane, derivado da esportiva YZF-R1. Recalibrado para oferecer menos potência, porém mais torque em baixos e médios regimes, a MT-10 é a nova super naked da fábrica japonesa.

Mas não é apenas o motor que veio da esportiva, suspensões, quadros, e controles eletrônicos também seguem os padrões da aclamada R1. Com um guidão alto e largo, a MT-10 promete uma posição de pilotagem mais natural e confortável para o uso cotidiano.

XSR900XSR 900 é retrô com o mesmo motor de três cilindros e 850cc da MT-09

Outra novidade, que já era esperada, foi a XSR 900, uma versão retrô da MT-09, que játínhamos falado sobre ela aqui no blog. Seguindo a mesma linha da XSR 700, o novo modelo foi baseado na MT-09: usa o mesmo tricilíndrico de 850cc, três modos de pilotagem, mas ganhou controle de tração. Tudo embalado por um design mais atemporal com farol redondo e uma vasta gama de acessórios para personalização.

Para fechar a festa da Yamaha, Valentino Rossi, o vice, e Jorge Lrenzo, campeão, os pilotos da marca na MotoGP subiram ao palco do evento com os novos modelos: aplausos tímidos para o espanhol, enquanto o ídolo italiano foi ovacionado. (texto e fotos: Arthur Caldeira, de Milão, Itália)

rossi_lorenzoYamaha encerrou a festa com Rossi e Lorenzo subindo ao palco com as novas XSR 900 e a MT-10, respectivamente

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.