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Scooter mais vendido do Brasil, PCX 150 muda para 2016

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01/10/2015 12h23

480SCOOTER_HONDA_PCX_13Nova versão redesenhada e com sistema de iluminação com LEDs será uma das estrelas da marca no Salão Duas Rodas. Preço parte de R$ 10.299

Com exatas 18.042 unidades emplacadas nos primeiros nove meses de 2015, a PCX 150 é o scooter mais vendido do País. Para se manter no topo, a Honda decidiu promover um completo face-lift no produto, deixando-o completamente alinhado ao mercado global. A primeira aparição do novo PCX acontece no Salão Duas Rodas, que será realizado de 7 a 12 de outubro, no Anhembi (SP).

Para 2016, a marca revisou alguns pontos que geravam certo desconforto aos proprietários desse veículo urbano. Principalmente a cara de produto asiático e a suspensão traseira, que chegava ao fim de curso com certa facilidade. Com as mudanças, os preços da linha 2016 também subiram na casa dos 10%: a versão Standard passou de R$ 9.267 para R$ 10.299; e a versão DLX que tem rodas douradas e uma nova cor branca fosca foi de R$ 9.687 para R$ 10.699.

Novo design

480SCOOTER_HONDA_PCX_12À esquerda, novo PCX 2016 tem linhas mais angulosas que o modelo 2015

Neste quesito, roupa totalmente nova. Do farol à lanterna traseira, passado pelas carenagens que adotaram linhas angulosas. O novo conjunto óptico tem área maior e agora conta com lâmpadas de LED para o farol, lanterna e indicadores de direção. Com certeza esta repaginação deixou o veículo urbano mais requintado, deixando de lado um ar de produto asiático. Só faltou mudar o guidão!

480SCOOTER_HONDA_PCX_10Novo painel ficou mais moderno

Redesenhado, o painel de instrumentos parece com o utilizado no Honda Civic, com mostrador principal preto com friso azul e com ponteiro do velocímetro flutuante. Em um mostrador digital mais informações: hodômetro total, medidor de combustível, além de luzes-espia da injeção eletrônica e sistema de parada automática, além do relógio.

Amortecedores mais eficientes

480SCOOTER_HONDA_PCX_15Motor "perdeu" 4 cm³, mas ficou mais econômico

A Honda incorporou à PCX novos amortecedores traseiros. Redimensionados, oferecem, segundo a marca, maior resistência a impactos com mais conforto e suavidade ao piloto e garupa. O sistema de duplo amortecimento tem curso de 85 mm. Já na dianteira, o garfo telescópio foi reforçado e tem 100 mm de curso. Para ajudar na absorção de impactos, a PCX usa rodas de 14 polegadas calçadas com pneus de medidas 90/90 (frente) e 100/90 (traseira).

480SCOOTER_HONDA_PCX_3Versão DLX com rodas douradas virá na cor branca fosca por R$ 10.699

Para completar a parte ciclística, a PCX tem disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão na dianteira. Na traseira, apresenta freio a tambor de 130 mm. Para auxiliar os pilotos menos experientes, o modelo está equipado com o sistema de freios CBS (Combined Brake System), tecnologia que distribui parte da força aplicada ao freio traseiro para o dianteiro.

Motor "reduzido"

pcx_FTTodo sistema de iluminação – farol, lanterna e piscas – agora usa LEDs

A Honda fez uma adequação do motor do novo PCX 150, em função de uma adequação para determinados mercados. A capacidade volumétrica foi reduzida de 152,9 cm³ para 149,3 cm³. Porém, a arquitetura foi mantida: o monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft) tem duas válvulas, injeção eletrônica e arrefecimento líquido. A potência máxima agora é de 13,1 cv a 8.500 rpm e o torque máximo de 1,36 kgf.m a 5.000 rpm – números levemente inferiores à versão anterior, que tinha 13,6 cv e 1,41 kgf.m.

Segundo a fábrica, o modelo apontou melhora na economia de combustível. Em função de nossa gasolina com 25% de etanol, houve ainda um ajuste no módulo de injeção eletrônica (ECU) e foi adotado um novo catalisador. As mudanças vieram também para atender à nova legislação de emissão de poluentes, que entra em vigor em janeiro de 2016.

A relação de transmissão automática continuamente variável CVT continua oferecendo conforto e praticidade, já que não exige trocas de marchas. Outra mudança foi o aumento da capacidade do tanque de combustível, que passou de 5,9 litros para 8 litros, que confere ao modelo uma maior autonomia.

Inovação e conforto

480SCOOTER_HONDA_PCX_7Porta-luvas ganhou tomada 12V

Seguindo as últimas tendências de praticidade e conectividade, a PCX oferece porta-objetos do lado esquerdo do painel frontal com tomada de 12 volts, muito útil para carregar smartphones ou plugar um GPS. Outro diferencial, ligado à segurança, é a inclusão do pisca-alerta para indicar uma parada emergencial.

A PCX 2016 manteve o sistema "Idling Stop", que permite o desligamento automático do motor em paradas de semáforo. Tecnologia empregada até então em carros de luxo, permite uma redução no consumo de combustível e, consequentemente, menor emissão de poluentes.

480SCOOTER_HONDA_PCX_9Espaço aumentou e banco ganhou uma trava para permanecer aberto 

Com novo formato e textura, o assento abandonou o pequeno apoio lombar. Mais confortável e em dois níveis oferece, segundo a Honda, mais liberdade de movimento. Com altura de 761 mm em relação ao solo, facilita o apoio dos pés no chão, além de uma condução mais agradável e de maior conforto ao piloto.

Preço e garantia
Produzida em Manaus (AM), a PCX estará disponível a até o final de outubro na rede Honda. Com aumento em torno de 10% em relação ao modelo anterior, o scooter de 150cc será oferecido em duas versões: Standard, nas cores Preto e Cinza Metálico, e DLX, na cor Branco Fosco com rodas douradas. Os preços públicos sugeridos são R$ 10.299 (Standard) e R$ 10.699 (DLX), com base no Estado de São Paulo, e sem as despesas de frete e seguro. Detalhe: a PCX 2016 ganhou novo período de garantia: três anos, sem limite de quilometragem e com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões. (Por Aldo Tizzani)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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