Topo

Infomoto

Em prévia do Salão Duas Rodas, Ducati lança Scrambler no Brasil - sem preço

Infomoto

24/09/2015 21h13

479ESPECIAL_SCRAMBLER_2
Releitura do icônico modelo dos anos 70, nova moto ficará exposta no espaço "The Land of Joy" até 4 de outubro, às vésperas do evento

Apresentada no Salão de Motos de Colônia (Alemanha) em 2014, a Ducati Scrambler desembarca agora no Brasil e faz uma prévia do Salão Duas Rodas, que acontece em São Paulo entre 7 e 12 de outubro no Anhembi. A nova moto faz uma releitura do icônico modelo dos anos de 1970, e chega apenas na versão "Icon", na cor amarela com rodas de liga-leve. Fabricada no Brasil, o preço ainda não foi definido pela marca, mas durante o lançamento, que reuniu imprensa, concessionários e convidados em 23 de setembro, especulava-se que o preço deverá girar entre R$ 32.000 e R$ 37.000.

scramblerInspiração foi o modelo dos anos de 1970, mas a Ducati não gosta que chamem a Scrambler de retrô

A Scrambler ficará exposta até 4 de outubro no "The Land of Joy". O espaço na Rua Oscar Freire, badalado endereço na capital paulista, foi criado para transmitir o universo do estilo jovem e divertido proposto pelo novo modelo italiano. Os clientes e fãs da marca poderão conhecer a moto de perto, além de curtir atrações gastronômicas, artísticas e musicais preparadas especialmente para o lançamento da Scrambler.

A moto

479ESPECIAL_SCRAMBLER_9Motor é um L2 de 803 cc, derivado da antiga Monster 796

O conceito da Scrambler Ducati é o de preservar a aparência contemporânea da icônica motocicleta fabricada pela marca nos anos 70. De acordo com a companhia, a Scrambler não é retrô, mas sim uma representação do que o modelo seria se a marca nunca tivesse parado de fabricá-la.

Projetada para atrair um consumidor mais jovem, a nova Scrambler Icon manteve algumas características do modelo original, como o tanque em formato de gota com suas tampas laterais feitas em aço escovado e o logo do modelo. Por ser uma motocicleta "pós-moderna", a Scrambler mescla tecnologias atuais com toques clássicos. O farol dianteiro redondo, por exemplo, conta com um aro de LED como iluminação diurna. Na traseira, a lanterna também é de LED e o painel – que fica posicionado acima e levemente à direita do farol – é totalmente digital e tem tela de LCD.

Ciclística e motor

479ESPECIAL_SCRAMBLER_5Modelo mescla clássico e moderno: farol redondo com aro de LED

A Scrambler Icon tem quadro construído em treliça de aço tubular que abraça o propulsor. Para facilitar o apoio dos pés no chão, a altura do assento em relação ao solo é de apenas 790 mm. Compacta, seu peso total a seco é de 170 kg e seu tanque de combustível tem capacidade para 13,5 litros de gasolina.

O conjunto de suspensão é da marca Kayaba. Na dianteira, garfo telescópico invertido com tubos de 41 mm. Na traseira, monoamortecedor e balança oscilante em alumínio. Ambos contam com curso de 150 mm e ajuste na pré-carga da mola, atrás, tudo para garantir conforto em todo tipo de terreno.

Para fazer jus ao nome "Scrambler", como eram chamadas as primeiras motos adaptadas para rodar na terra, a Ducati Icon calça pneus de uso misto Pirelli MT60 RS nas suas rodas de liga-leve aro 18, na dianteira, e aro 17, na traseira.

479ESPECIAL_SCRAMBLER_8Modelo Icon tem tanque semelhante ao original – amarelo e com tampas laterais em aço escovado

O sistema de freios usa um disco de 330 mm de diâmetro, mordido por pinça Brembo de quatro pistões, na frente; e disco único de 245 mm de diâmetro, atrás, acionado por pinça Brembo de um pistão. O sistema ABS é de série.

O coração dessa linha é o Desmodue, um propulsor de dois cilindros em "L" de 803 cm³, com comando de válvula Desmodrômico e arrefecimento a ar e óleo, derivado da Monster 796. Porém os comandos de válvula e o virabrequim foram redesenhados para oferecer potência mais linear. Segundo a Ducati, o motor foi projetado para oferecer uma aceleração suave e precisa durante todas as faixas de rotação. Sendo assim, consegue produzir 75 cavalos de potência as 8.250 rpm e torque máximo de 6,9 kgf.m aos 5.750 giros.

A versão Icon é o modelo standard e o único da família que virá para o Brasil – há ainda outras três versões no exterior. Disponível apenas na cor amarela com o banco preto, a Scrambler Icon traz guidão largo e alto, que garante uma posição de pilotagem relaxada.

Serviço

479ESPECIAL_SCRAMBLER_1
"The Land of Joy"
O espaço de 880 metros quadrados, que ficará aberto ao público de 25 de setembro a 4 de outubro, tem entrada gratuita e oferece loja da Ducati com roupas e acessórios, atrações musicais e gastronômicas alinhadas às características da montadora italiana de motocicletas. O evento mundial, que virou tradição da marca no lançamento da Scrambler no mundo todo, já recebeu milhares de fãs na Europa, Ásia e EUA.
Data: de 25 de setembro a 4 de outubro de 2015
Horário: das 11h às 19h (segunda à sexta-feira) e das 11h às 20h (sábado e domingo)
Endereço: Rua Oscar Freire, 1.052 – São Paulo/SP
Entrada: Gratuita

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.