Quer pegar onda? Vá de sidecar!
O projeto da Deus teve como base a a custom Yamaha XV950
O que uma moto, uma prancha de surfe e um sidecar têm em comum? Muito, na criativa mente do estúdio italiano Deus ex Machina. Assim, resgatando a essência dos antigos modelos da americana Harley-Davidson, da alemã BMW e da russa Ural e mesclando com uma alma "surfer", nasceu a D-Side. Construída pela Deus em parceria com a Yamaha, a D-Side teve como base a XV950, uma custom de personalidade forte da marca japonesa e que oferece infinitas possibilidades de transformação.
A "onda retrô" garantiu muita personalidade ao projeto italiano
A D-Side é o terceiro projeto realizado entre as duas empresas. Da ideia à realidade o caminho foi bastante curto, já que marca dos três diapasões deu total liberdade de criação para o estúdio milanês. Moderno em sua concepção, porém com linhas clássicas, no melhor estilo retrô, a D-Side mistura a tendência italiana de cultuar o retrô com o pragmatismo e a busca pela perfeição japonesa. Depois de passar por um processo de experimentação e inovação, que é a essência da filosofia de Deus, a D-Side apresenta simplicidade em sua montagem, com pouquíssimas adaptações ou soldas, porém esbanjando funcionalidade e conforto.
Tanque de alumínio e filtro de ar esportivo fazem parte desta customização
Basta dar uma passada de olhos na "poltrona" que foi idealizada para transportar o passageiro. Seu desenho, densidade da espuma, tipo de couro e costura. Tudo feito de forma artesanal e pensado para oferecer o máximo de conforto e prazer no deslocamento. Outro ponto que merece destaque foi a roda instalada no eixo do sidecar. De 19 polegadas e idêntica à roda dianteira da XV950, recebeu um pequeno paralama, além de um monoamortecedor que ameniza as irregularidades do piso. Isso sem falar no suporte para transportar a prancha que fica estrategicamente colocado entre a moto e sidecar.
O passageiro vai confortavelmente acomodado em uma verdadeira poltrona
Para começar, a ideia inicial foi perder peso, sem perder personalidade. Ou seja, trocar peças do modelo original por itens de materiais mais nobres, como alumínio ou outro tipo de liga-leve, porém sem abandonar as características estéticas e ciclísticas do modelo original. Entre as principais adequações ao projeto, a D-Side recebeu tanque de alumínio, escape, quadro traseiro, filtro de ar esportivo, assento em Alcantara todos feitos a mão, guidão de motocross e sistema de freios com pinça de seis pistões, desenvolvidos e montados pela Deus. Isso sem contar os pneus "quadrado" Firestone Luxo. Vale ressaltar que esse kit é vendido pela Deus para os clientes que querem transformar sua Yamaha VX950 ou, se preferir, o motociclista pode ainda encomendar a moto completa para a customizadora com pintura que desejar. Agora só resta escolher uma praia paradisíaca, uma estrada sinuosa e partir em busca da onda perfeita. Pode ser no Hawai, na África, na Austrália ou mesmo na fluminense Saquarema, berço do surfe brasileiro. Para chegar em grande estilo com conforto e desempenho, à bordo dessa exclusiva D-Side. (Por Aldo Tizzani)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.