Topo

Infomoto

Harleys históricas repousam no ninho dos Águias em BH

Infomoto

27/07/2015 14h28

FOTO_FRED MANCINI_1A sede do Águias de Aço fica em um bairro afastado do centro, porém guarda um belo acervo 

Dois motivos me fizeram rodar até Belo Horizonte (MG). O primeiro era conhecer os atrativos históricos, culturais e gastronômicos da capital mineira. O segundo, visitar um acervo particular de motos, pequeno em quantidade, porém grandioso por ser "testemunha ocular da história do Brasil" – como diria o "Repórter Esso". Os mais experientes vão entender esta citação!

FOTO_FRED MANCINI_2Há no local, que fica sobre a oficina da família Senra, muitas raridades do "mundo H-D"

Apesar de 15 modelos, as motos de José Senra Moreira, o Capitão Senra, líder do motogrupo "Águias de Aço", guardam em seu DNA momentos marcantes do País e da própria evolução da Harley. Os exemplares são dignos de estarem expostos no museu da marca em Milwaukee, Wisconsin (EUA). Detalhe: todos os modelos estão em perfeito estado de uso e conservação.

FOTO_FRED MANCINI_3Uma delas é a HD Panhead, de 1953, utilizada pelo próprio Capitão Senra em escoltas 

Por isso, conhecer o ninho do "Águias" – motoclube mineiro fundado em 1980 –, é privilégio para poucos. O "comandante" deste grupamento sobre duas rodas é um ex-militar de 83 anos, que está há 67 na estrada sempre pilotando motos da grife americana. Pena que o Capitão Senra estava na "reserva" no dia da visita, cuidando da saúde. Por isso quem nos levou para esta viagem no tempo foi seu filho Bruno, mecânico e outro entusiasta pelas motos norte-americanas. Entre milhares de recordações, lá repousam 13 motos – duas estão na casa da filha –, cinco com placa preta, ou seja, com mais de 30 anos de fabricação.

FOTO_FRED MANCINI_4Histórica, a H-D da década de 1950 traz emblema comemorativo dos 50 anos da marca 

Porém duas raridades chamam a atenção: uma HD Panhead, de 1953, utilizada pelo próprio capitão no período no qual serviu no 1º Batalhão de Polícia do Exército – Rio. O pelotão fazia a escolta do então presidente da República, Juscelino Kubitschek, na década de 1950. Sob os cuidados do militar e sua Harley estiveram a rainha da Inglaterra, Elizabeht II e décadas mais tarde foi a vez dos roqueiros do Creedence. A moto em questão também é comemorativa. Traz no paralama um emblema com a inscrição "50 Years – Harley-Davidson – American Made".

FOTO_FRED MANCINI_5A raríssima Motovi, fabricada em Manaus (AM) na década de 1970, faz parte do acervo

Outro exemplar raro, talvez o único na América Latina, é uma Motovi Electra Glide 1200, fabricada em Manaus (AM) em 1977. A Motovi representa o lado mais triste da história da Harley, na qual a marca passava pela sua principal crise financeira e chegou a deixar de estampar no tanque de combustível a sigla "H-D".

FOTO_FRED MANCINI_6Destaque para três edições comemorativas da linha Harley Touring : 50 anos, 90 anos e 100 anos

FOTO_FRED MANCINI_7O acervo conta até com a réplica em madeira da primeira linha de montagem da Harley-Davidson

Junto com um vasto acervo motorizado ligado à Harley-Davidson, o local conta até com um mobiliário especial: mesas e cadeiras que nos remetem as motos do clássico filme Easy Rider. Estrelado por Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson, completou 40 anos em 2009, é um ícone do cinema mundial. Há até uma réplica da primeira linha de montagem da H-D em Milwaukee (EUA), com direito a iluminação é uma miniatura da primeira moto fabricada. Neste universo motociclístico há ainda espaço para fotos, homenagens e muitas lembranças do tempo do exército.

FOTO_FRED MANCINI_9Cerveja Capitão Senra, homenagem ao motociclista que é referencia entre os amantes da Harley  

No local, que não é aberto para visitação, há também um estoque de cerveja Capitão Senra, feita pela Backer, uma cervejaria artesanal de Minas, para homenagear o motociclista mineiro. Mas isso é só para a "diretoria" dos Águias. (Por Aldo Tizzani e fotos Fred Mancini)

FOTO_FRED MANCINI_8_Capitao_SenraCapitão Senra ao lado da filha durante a festa de 110 anos da Harley em São Paulo

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.