Honda lança oficialmente CRF 1000L Africa Twin 2016
Nova bigtrail japonesa chegará à Europa no fim deste ano com preço a partir de 12.100 Euros
Ontem as especificações técnicas e um vídeo da nova Africa Twin "vazaram" na internet. Hoje, a Honda anunciou oficialmente o lançamento da CRF 1000L Africa Twin como modelo 2016 com fotos, mais detalhes técnicos e o preço de sua nova bigtrail. O modelo chegará às lojas europeias no final deste ano, equipada com um motor de dois cilindros paralelos completamente novo. Com 998 cm³ de capacidade, virabrequim de 270° (crossplane), comando de válvulas Unicam, como nas motos de cross da linha CRF, o bicilíndrico produz 94 cv de potência máxima e 10 kgf.m de torque.
Nova Africa Twin tem rodas raiadas e aro 21 na dianteira
O modelo terá dois tipos de transmissões, uma com o câmbio automático de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) e outra com câmbio manual e embreagem deslizante, semelhante ao utilizado nas CRF de disputam provas de rali. A transmissão final é feita por corrente, frustrando os fãs do eixo-cardã.
Bicilíndrico de 998 cm³ tem virabrequim crossplane e produz 94 cv de potência máxima a 7.500 rpm
A ciclística é formada por um quadro de berço semi-duplo feito em aço e o conjunto de suspensões traz a grife Showa. Na dianteira, garfo telescópico invertido de longo curso; e na traseira, uma balança monoamortecida com ajuste na pré-carga da mola. O sistema de freios usa disco duplo no formato margarida com pinças radiais de quatro pistões da Nissin, na frente; e disco simples atrás. As rodas raiadas usam pneus 90/90-21, na dianteira, e 150/70-18, na traseira.
Honda CRF 1000L terá versões com câmbio DCT e manual; transmissão final é feita por corrente
Haverá sistema ABS de dois canais, que poderá ser desligado. Com isso, haverá três versões da nova Africa Twin: DCT, ABS e Standard. Completa o pacote tecnológico o sistema de controle de torque da Honda, uma espécie de "controle de tração", que regula o torque na roda traseira em três níveis de atuação. Chamado de HSTC (Honda Selectable Torque Control System), o sistema estará presente somente nas versões com ABS e/ou DCT.
Cockpit da nova Africa Twin com painel totalmente digital. Tanque tem 18,8 litros de capacidade
Outros detalhes importantes da nova bigtrail japonesa é o bom vão livre do solo (250 mm) em função da adoção de uma roda aro 21 na frente. O assento será ajustável em dois níveis 870 mm e 850 mm. O tanque tem 18,8 litros de capacidade o que, de acordo com a Honda, resultará em uma autonomia de 400 km.
Nova CRF 1000L Africa Twin tem tudo para colocar a Honda na disputa pelo segmento bigtrail
A Honda CRF 1000L Africa Twin estará disponível em quatro opções de cores: CRF Rally, Tricolor, prata e preta. E os preços partirão de 12.100 Euros, cerca de R$ 44.000 – só como comparação, a BMW R 1200GS custa a partir de 16.400 Euros, na Itália, ou cerca de R$ 60.000. (por Arthur Caldeira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.