Topo

Infomoto

Honda apresenta edição de 40 anos da Gold Wing no Tiradentes Bike Fest

Infomoto

26/06/2015 17h22

gold40anosHonda GL 1800 Gold Wing "40th Anniversary Edition" faz sua primeira aparição público no famoso encontro mineiro

São Paulo, 7h30 desta sexta-feira, 26 de junho. O termômetro marcava 15 graus. Nesta típica manhã de inverno, as artérias que ligam as rodovias à capital paulista já estavam entupidas de tantos carros. Congestionamento de mais de 200 quilômetros, segundo uma emissora que eu escutava no rádio da moto. E eu, na contramão de tudo isso, seguindo pela Rodovia Fernão Dias para Tiradentes, berço da Inconfidência Mineira. Literalmente, em grande estilo: a bordo da GL 1800 Gold Wing, a grã-turismo da Honda.

Depois de apenas um reabastecimento e exatos 492 quilômetros rodados,  chegamos – eu e a Gold – às 13h30 na cidade histórica mineira para acompanhar a 23ª. Edição do Bikefest, o encontro de motos mais charmoso do Brasil.

Gold2Primeiro lote de 30 unidades chega na exclusiva cor branca e com novo sistema de som, mais moderno

É sempre bom ter um pretexto para pegar a estrada, curtir a paisagem e rever velhos amigos. Quando desci da moto encontrei o jornalista mineiro Téo Mascarenhas, parceiro de muitas aventuras no Brasil e na Itália. Além de reencontrá-lo, tive outra grata surpresa. Ver, in loco, a nova GL1800 Gold Wing "40th Anniversary". O primeiro lote do modelo comemorativo – de 30 unidades – chega ao Brasil na exclusiva cor branca pérola. A moto é uma lenda e traz logotipos alusivos aos 40 anos do início de sua produção mundial, em 1975. Os emblemas foram fixados no escudo frontal, na tampa traseira do Top case e também no painel, acima do air-bag.

Importada do Japão, a versão 2015 da GL1800 Gold Wing ganhou alguns "mimos": um sistema surround SRS com conexão para iPod e alto-falantes potentes: piloto e garupa têm a possibilidade de acessar, via iPhone ou pen-drive na entrada USB , arquivos de áudio nos formatos MP3, WMA e AAC.

Emblemas no painel, escudo frontal e topcase identificam a edição comemorativa do 40º aniversário da Gold

Estradeira nata, o modelo conta com três compartimentos de bagagem (duas malas laterais e um top case) que, juntos, tem capacidade para 150 litros. Assim dá até para levar o secador de cabelo e a chapinha da minha mulher!

Fora toda a tecnologia embarcada como suspensão ajustável e sistema de freios – ABS (Antilock Brake System) e DCBS (Dual Combined Brake System), que evitam o travamento das rodas e distribui eletronicamente a carga de acionamento dos freios. Vale ressaltar que a Gold Wing é a única motocicleta a receber o sistema air-bag.

Poderoso motor

Edição comemorativa de 40 anos tem preço sugerido de R$ 99.900

São seis cilindros opostos, 12 válvulas e 1.832 cm³ de capacidade, que gera 118 cv a 5.500 rpm, com torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm. Só para comparar, o Honda Civic LXS 2016 tem 17,5 kgf.m a 4.600 rpm. Só que o sedã pesa quatro vezes mais se comparado à Gold Wing. O motor trabalha liso, de forma linear. Mas quando o motociclista gira o acelerador sem dó, segura a fera. Muita e potência e torque juntos para "empurrar" seus 387 quilos.

A edição comemorativa da Honda GL1800 Gold Wing "40th Anniversary" está disponível na rede Honda Dream com preço público sugerido é de R$99.900,00 (base Estado de São Paulo). Enfim, um lançamento de peso no melhor encontro motociclístico do Brasil. (Por Aldo Tizzani, de Tiradentes).

Gold_tripFomos até Tiradentes com uma Gold Wing e, chegando lá, encontramos a nova geração com som mais moderno e acabamento diferenciado

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.