Honda confirma volta da Africa Twin já em 2015
Foto divulgada hoje mostra conjunto óptico de dois faróis e visual mais aventureiro que a Crosstourer
Depois de apresentar o conceito True Adventure no Salão de Motos de Milão no ano passado, a Honda confirma a volta de um dos nomes mais celebrados e representativos do motociclismo – a Africa Twin. Em comunicado enviado hoje (12 de maio) à imprensa do mundo todo, a fábrica japonesa divulgou duas fotos do modelo, que irá se chamar CRF 1000L Africa Twin, e deverá chegar às concessionárias da Europa no final deste ano.
O conceito True Adventure havia dado uma forte indicação da direção e intenções do desenvolvimento da nova bigtrail, que apresenta um visual mais aventureiro que a atual VFR 1200X Crosstourer e deverá ter também mais aptidões off-road.
Imagem lateral confirma que a CRF 1000L não deverá ter motor em "V", mas sim um bicilíndrico (twin) paralelo
Por outro lado, a Africa Twin vai estar equipada com a opção da nova evolução da tecnologia DCT (Dual Clutch Transmission – Transmissão de Dupla Embreagem) da Honda assim como a Crosstourer. Porém, a marca adverte que esta mais recente evolução do DCT foi desenvolvida e programada especificamente para oferecer a capacidade de fora-de-estrada, característica da Africa Twin.
Conceito True Adventure, mostrado em Milão no ano passado, foi a base para a renascida Africa Twin (foto: Arthur Caldeira)
Embora não tenha revelado as informações sobre a motorização e a ciclística, pode-se deduzir que o modelo não terá um motor em "V" como revela sua nomenclatura "CRF", usada nas motos off-road profissionais da Honda. O que confirma sua vocação para o fora-de-estrada. A marca da asa promete que a nova CRF1000L Africa Twin vai redefinir as expectativas das capacidades que uma moto de aventura de grande cilindrada deve ter, tanto na estrada, como fora dela e abre um capítulo completamente novo na ilustre história da Honda no campo das motos "dual-purpose" feitas para a aventura de verdade.
Um pouco de história
A XRV650 Africa Twin original – lançada em 1988, após a 3ª das 4 vitórias consecutivas da Honda no rally Paris-Dakar – representou a perfeição no conceito de moto de aventura. A sua capacidade de rodas em qualquer tipo de terreno, a durabilidade robusta, a condução fácil e o excelente conforto para pilotar durante todo o dia fizeram dela um sucesso de vendas entre os moto-aventureiros. O modelo ajudou a definir um segmento que, agora, cresceu e se tornou mundialmente um dos mais populares. A nova Africa Twin permanece fiel a todos os atributos e capacidades da XRV650 e da sua sucessora, a XRV750, mas, de acordo com a marca, com os benefícios de tudo o que a Honda aprendeu durante a última década em termos de motos de estrada e de fora-de-estrada, incluindo o regresso da equipa HRC ao Dakar em 2013. (por Arthur Caldeira / fotos: Divulgação/Honda)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.