Topo

Infomoto

Yamaha faz recall de quatro modelos por falha no eixo de mudança de marchas

Infomoto

15/04/2015 16h40

recall150402Campanha engloba quatro modelos 2015/2016

Em 02 de abril, a Yamaha Motor do Brasil convocou um recall de quatro motos ano/modelo 2015 e 2016 por um problema na alavanca de mudança de marchas. A notícia até não é assim tão nova, e pedimos desculpas por não lhes informar antes, mas isso aconteceu por dois motivos. Primeiro, porque a Yamaha, diferentemente de outros fabricantes, opta por não enviar um comunicado à imprensa informando sobre uma nova campanha de recall. A marca faz apenas anúncios nos jornais e publica um comunicado em seu próprio site. A outra razão é que o comunicado no site da fabricante não deixava claro qual a exata motivação dessa campanha. A notícia trazia apenas a informação – republicada por diversos veículos – de que seria feito a substituição do kit do eixo de mudanças de marchas devido a uma inconformidade detectada em um componente da alavanca de mudança de marchas. Mas a alavanca seria apenas o pedal de câmbio?

Definitivamente não. Em dúvida sobre o problema que motivou o recall, entramos em contato com a assessoria de imprensa da montadora que nos enviou a seguinte resposta do departamento de engenharia da Yamaha: "Este recall é motivado por uma inconformidade detectada em um componente do Eixo de Mudança de Marchas, sendo que poderá ocorrer a quebra deste componente impossibilitando a mudança de marchas durante a utilização da motocicleta, prejudicando a sua dirigibilidade, com risco de acidente e lesões aos usuários".

Descobrimos então que não se tratava de um problema no pedal de câmbio, mas sim de um defeito interno no sistema de transmissão. "A peça a ser substituída no recall é o Eixo de Mudança de Marchas, no entanto, para a realização do recall é utilizado pela assistência técnica um "kit" contendo o Eixo de Mudança, Gaxeta da Tampa da Carcaça, Porca, Retentor de Óleo, Trava, O-ring e dependendo do modelo, parafusos da tampa. É necessária a substituição destes outros itens que compõem o kit devido ao procedimento de desmontagem e montagem.", completa a resposta da Yamaha.

040915-2015-yamaha-fz-09-recall-diagram-611x633Segundo essa ilustração divulgada pela Yamaha EUA, o defeito está em uma peça na ponta do eixo de mudança, chamada de shift cam segment stopper em inglês

O defeito, portanto, deve ser o mesmo que atinge os mesmos modelos – além da MT-09 Tracer e a YZF-R6 (que não estão à venda aqui) – nos Estados Unidos. Tanto lá como aqui a Yamaha reforça a necessidade imediata da substituição dos componentes. Portanto, se você comprou um desses modelos recentemente confira na tabela abaixo se a sua moto está incluída no recall e entre em contato com sua concessionária ou ligue para 0800 774 3738, no horário comercial. (por Arthur Caldeira)

recall150402b

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.