Piaggio acusa Peugeot e Yamaha de copiarem seu scooter de três rodas MP3
MP3 da italiana Piaggio foi o pioneiro com duas rodas na dianteira
Uma briga de bastidor se tornou púbica –alardeada pela imprensa internacional – e rapidamente se transformou em uma batalha judicial envolvendo três grandes marcas do segmento de duas rodas. De um lado o grupo italiano Piaggio e de outro a francesa Peugeot e a japonesa Yamaha. O grupo Piaggio acusa as outras duas empresas de copiar o design de seu revolucionário veículo de três rodas (duas, na dianteira, e uma, na traseira), o scooter MP3, lançado em 2006.
O grupo italiano exige na justiça a retirada do mercado do Peugeot Metropolis, lançado em 2012. O objetivo da Piaggio é uma punição em função da violação de patentes europeias de mecânicas e de design, que são de propriedade da marca italiana. A ação judicial exige também dos franceses o pagamento de uma indenização por concorrência desleal. Desde o lançamento do scooter MP3, a Piaggio requereu um grande número de patentes, justamente para proteger seu projeto de suspensão dianteira com paralelogramo, que permite as duas rodas se inclinarem nas curvas.
Peugeot Metropolis chegou ao mercado em 2012
Em relação à Yamaha, o grupo de Pontedera e que também fabrica a Vespa está agindo de acordo com a legislação europeia para obter na justiça a retirada do modelo Tricity – lançado em 2014 – do mercado. As alegações são as mesmas: a Piaggio acusa a empresa japonesa de plágio e demanda o pagamento de indenização por concorrência desleal. As ações estão correndo em paralelo, nas cortes da Itália e da França. Uma briga de três gigantes da indústria de duas rodas. Fato similar aconteceu entre a americana Apple e sul-coreana Samsung, em virtude de muitas semelhanças em seus sistemas operacionais. Agora é esperar e ver quem ganha este "braço de ferro". (Por Aldo Tizzani)
Yamaha Tricity é o mais recente de 2014 e também inclina as duas rodas da frente nas curvas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.