Topo

Infomoto

"Batalha" no gelo tem até prego nos pneus

Infomoto

03/03/2015 14h14

Icespeedway,gladiators,Finale,team,Berlin,Russia,austriaReconhecido pela FIM, o campeonato mundial Ice Speedway Gladiators reúne equipes de pilotos que representam seus países 

Nessa época do ano, o hemisfério norte ainda sofre com o frio, o que inibe a maioria dos motociclistas a ir de um lado a outro em duas rodas. No entanto, frio e gelo são tudo que alguns pilotos precisam para competir. Esse é o espírito do campeonato mundial Ice Speedway Gladiators ou Gladiadores da Pista de Gelo em tradução literal.

Os modelos, aliás, são bem diferentes do que estamos acostumados a ver tanto no off-road, quanto no asfalto. Cobertas com uma capa que engloba o para-lama traseiro, as motos ficam com a parte de cima da roda cobertas, mas deixam o motor de 500 cc exposto movido a metanol. Como em diversas competições de motovelocidade, as derrapagens fazem parte, mas as motos trazem pregos nos pneus para facilitar o controle sobre o gelo. As provas são disputadas em circuitos ovais.

Icespeedway,gladiators,Finale,team,Berlin,Start,IvanovAs motos são recobertas por capas e têm motor de 500 cc movidos a metanol 

O campeonato mundial é reconhecido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e reúne países como Rússia, República Tcheca, Suécia e Alemanha. Neste ano, a temporada contou com 12 etapas e começou na Holanda, no final de janeiro. A final aconteceu no último domingo (1º de março), na Alemanha, após passar também por Rússia, Holanda e Cazaquistão. Quem levou o troféu para casa foi a equipe russa, composta pelos pilotos Dmitry Khomitsevich, Nikolay Krasnikov, Daniil Ivanov. (texto: Carlos Bazela / fotos: David Reygondeau Good-shoot.com) 

Icespeedway,gladiators,Finale,team,Berlin,StadiumAs provas são disputadas em circuitos ovais

Icespeedway,gladiators,Finale,team,Berlin,SimonDerrapagens são inevitáveis, mas os pregos nos pneus ajudam a manter as motos sob controle 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.