BMW F 800R repaginada chega por R$ 37.900
Apresentada em Milão, a nova geração da naked já está disponível no País
O ano de 2015 é marcado por novidades para a BMW. Além de se aventurar pelo segmento crossover com a S 1000 XR, a marca alemã renovou a F 800 R, sua naked de média/alta cilindrada, que chega agora ao Brasil por R$ 37.900. Montado pelo sistema CKD na fábrica da Dafra em Manaus (AM), o modelo tem como principais mudanças o design, que ficou mais jovial, e os três cavalos a mais no motor. Eletrônicos, como o controle de pressão dos pneus (RDC) e o aquecedor de manoplas, também são novidade na nova geração da naked.
No visual, a F 800 R está bem diferente. A começar pelo farol, cujo tamanho maior e desenho triangular substitui a clássica peça da geração anterior. Com isso, pode se dizer que o modelo médio agora tem identidade própria e não mais aquela cara de "versão menor" da K 1300 R por conta do conjunto óptico assimétrico. Para completar o leque de atualizações estéticas, as aletas laterais do radiador foram redesenhadas e cada uma recebeu uma espécie de duto, que canaliza ar captado na frente da moto e ajuda na refrigeração do motor.
O farol e as entradas de ar são as principais novidades visuais da moto
As mudanças no design ainda incluem o para-lama dianteiro, que recebeu linhas mais sóbrias e os protetores térmicos do escapamento. Já a rabeta continua igual, incluindo a lanterna traseira que também permanece inalterada.
Mais cavalaria
A arquitetura do motor continua a mesma: dois cilindros em linha de 798 cm³ arrefecido a líquido. Entretanto, o propulsor foi ajustado para render três cavalos a mais do que na F 800 R anterior e agora chega a 90 cv a 8.000 rpm, conservando o torque máximo de 8,46 kgf.m disponíveis nos 5.800 giros. O câmbio é de seis velocidades. A frenagem, por sua vez, continua sendo feita por dois discos dianteiros flutuantes de 320 mm de diâmetro com pinças radiais e disco único traseiro com diâmetro de 265 mm. O ABS é de série e atua nas duas rodas.
O motor de dois cilindros paralelos de 798 cm³ rende agora até 90 cv
No entanto, houve algumas mudanças na ciclística que a deixaram mais acessível e melhoraram seu comportamento. A suspensão dianteira, por exemplo, agora traz garfo invertido (upside-down), que responde melhor principalmente em pilotagens mais esportivas. Na traseira, permanece o monoamortecedor de ajuste manual na pré-carga e retorno. O curso de ambos os conjuntos é de 125 mm.
O banco teve sua altura reduzida em 10 mm e agora está a 800 mm do chão, novidade bem-vinda para motociclistas de baixa estatura. Segundo a BMW, um novo guidão e pedaleiras também foram incorporados para melhorar a ergonomia.
O novo garfo dianteiro invertido é bem-vindo em pilotagens mais esportivas
Disponível no País nas cores branca, azul com preta e azul com branca, a BMW F 800 R 2015 deve continuar fazendo sucesso entre os pilotos daqui. "A F 800 R já era uma das motocicletas mais queridas do público da marca, agora com o modelo repaginado ela está ainda mais atraente. Estamos otimistas com as vendas e com a aceitação do público, ela é fantástica", comenta Matteo Villano, gerente sênior de vendas da BMW Motorrad Brasil. (por Carlos Bazela)
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