Harley vende mais fora dos Estados Unidos em 2014
No ano passado, a marca norte-americana teve lucro superior a 840 milhões de dólares
A Harley-Davidson divulgou seus números de balanço de 2014 e o grande destaque foi o crescimento nas vendas fora de seu país de origem. Ao todo, foram vendidas 267.999 novas motos no mundo todo no ano passado, um crescimento de 2,7% quando comparado às 260.839 registradas em 2013. Nos Estados Unidos, o aumento foi de 1,3% , enquanto a América Latina, por exemplo cresceu 2,1%. A região Ásia-Pacífico e a que compreende os países da Europa, Oriente Médio e África também tiveram incremento de 11,8% e 6,4%, respectivamente. Já no Canadá, as vendas de motos caíram 10,8% em relação ao ano passado.
No Brasil, especificamente, a Harley-Davidson amargou uma queda de 2% nas vendas em 2014, quando foram comercializadas 7.586 unidades contra as 7.764 vendidas em 2013. O resultado fez com que a fábrica norte-americana fosse ultrapassada pela BMW, que vendeu 7.848 motocicletas no ano passado.
Insatisfeita, a matriz promoveu recentes mudanças no comando da subsidiária brasileira: o diretor-superintendente Longino Morawski, no cargo desde 2011 quando a Harley entrou oficialmente no mercado nacional, foi substituído interinamente por Antonio Cantero. Aos 44 anos, o engenheiro Cantero já trabalha na Harley há quatro anos e meio, mas ocupava o cargo de diretor regional de Desenvolvimento de Varejo para a América Latina, na subsidiária de Miami, nos Estados Unidos
"Em 2014, nós continuamos ampliando a base de clientes e expandindo o alcance de nossa marca, por meio de produtos e experiências únicas. Nos mercados internacionais, os nossos revendedores na Ásia-Pacífico, América Latina e EMEA (Europa, Oriente Médio e África) alcançaram recordes de vendas em suas respectivas regiões, cumprindo a expectativa de que as vendas internacionais cresçam a um ritmo mais rápido do que nos Estados Unidos", afirma Keith Wandell, chairman, presidente e CEO da Harley-Davidson.
No ano passado, a Harley contabilizou um lucro líquido de 844,6 milhões de dólares. Em 2013, o lucro registrado pela marca de Milwaukee foi de 734 milhões. (texto: Carlos Bazela/Foto Mario Villaescusa/INFOMOTO)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.