Topo

Infomoto

Harley vende mais fora dos Estados Unidos em 2014

Infomoto

30/01/2015 12h45

harleyNo ano passado, a marca norte-americana teve lucro superior a 840 milhões de dólares

A Harley-Davidson divulgou seus números de balanço de 2014 e o grande destaque foi o crescimento nas vendas fora de seu país de origem. Ao todo, foram vendidas 267.999 novas motos no mundo todo no ano passado,  um crescimento de 2,7% quando comparado às 260.839 registradas em 2013.  Nos Estados Unidos, o aumento foi de 1,3% , enquanto a América Latina, por exemplo cresceu 2,1%. A região Ásia-Pacífico e a que compreende os países da Europa, Oriente Médio e África também tiveram incremento de 11,8% e 6,4%, respectivamente. Já no Canadá, as vendas de motos caíram 10,8% em relação ao ano passado.

No Brasil, especificamente, a Harley-Davidson amargou uma queda de 2% nas vendas em 2014, quando foram comercializadas 7.586 unidades contra as 7.764 vendidas em 2013. O resultado fez com que a fábrica norte-americana fosse ultrapassada pela BMW, que vendeu 7.848 motocicletas no ano passado.

Insatisfeita, a matriz promoveu recentes mudanças no comando da subsidiária brasileira: o diretor-superintendente Longino Morawski, no cargo desde 2011 quando a Harley entrou oficialmente no mercado nacional, foi substituído interinamente por Antonio Cantero. Aos 44 anos,  o engenheiro Cantero já trabalha na Harley há quatro anos e meio, mas ocupava o cargo de diretor regional de Desenvolvimento de Varejo para a América Latina, na subsidiária de Miami, nos Estados Unidos

"Em 2014, nós continuamos ampliando a base de clientes e expandindo o alcance de nossa marca, por meio de produtos e experiências únicas. Nos mercados internacionais, os nossos revendedores na Ásia-Pacífico, América Latina e EMEA (Europa, Oriente Médio e África) alcançaram recordes de vendas em suas respectivas regiões, cumprindo a expectativa de que as vendas internacionais cresçam a um ritmo mais rápido do que nos Estados Unidos", afirma Keith Wandell, chairman, presidente e CEO da Harley-Davidson.

No ano passado, a Harley contabilizou um lucro líquido de 844,6 milhões de dólares. Em 2013, o lucro registrado pela marca de Milwaukee foi de 734 milhões. (texto: Carlos Bazela/Foto Mario Villaescusa/INFOMOTO) 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.