Topo

Infomoto

Conheça o brasileiro que trabalha no desenvolvimento das motos Harley

Infomoto

22/12/2014 14h57

Yvon2Yvon com sua "queridinha": um dos 39 exemplares da LiveWire que ele ajudou a construir

A XR 1200X, uma Harley boa de curva; as novas Touring do Projeto Rushmore e até mesmo a revolucionária LiveWire, a primeira moto elétrica da marca norte-americana. Sabe o que essas e muitas outras H-D têm em comum? Todas passaram pelas mãos do brasileiro Yvon Carvalho antes de chegar às lojas. Yvon mora há 11 anos nos Estados Unidos e há oito trabalha no Centro de Desenvolvimento de produtos da Harley-Davidson. Começou como piloto de testes na pista no Arizona e, hoje aos 40 anos, é mecânico especial e técnico do laboratório da marca.

Mas sua paixão por motos começou muito antes de ir pros EUA. Aqui no Brasil o brasiliense costumava acelerar motos superesportivas em campeonatos de motovelocidade. Entre os muitos projetos que participou, Yvon relembra as últimas Buell 1125R e CR e também a XR 1200X. "Trabalhei do zero no projeto da XR 1200X ", revela ele, enquanto liderava o grupo de jornalistas brasileiros que foi a Miami experimentar a LiveWire. Recentemente, Yvon também ajudou no desenvolvimento das novas motos Touring, reformuladas para 2014 por meio do projeto Rushmore

yvonNa  XR 1200X, a radical versão esportiva da Sportster, Yvon trabalhou desde o zero (foto: Reprodução Facebook)

Pela LiveWire Yvon tem carinho especial, pois ele testou o primeiro protótipo possível de pilotar. "Começamos o desenvolvimento dessa moto elétrica em 2010". Ele participou de todas as fases, do conceito aos testes, e até ajudou a fundir o quadro em alumínio. "Temos 39 modelos fabricados. Todos foram feitos praticamente a mão", contrariando a ideia de que o modelo esteja praticamente pronto para ser fabricada em série. "Ainda falta muito para ela ficar pronta. Já há diversos pontos que podem ser melhorados.", revela ele que já atingiu a velocidade máxima de 95 mph, mais de 150 km/h, com o protótipo da LiveWire. (Texto e fotos: Arthur Caldeira, de Miami)

livewire"Felizmente sou responsável por essa lindas máquinas", publicou Yvon em seu perfil no Facebook

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.