Segmento de scooters não para de crescer
Maxi scooters cairam na graça dos motociclistas de maior poder aquisitivo (foto: Mario Villaescusa)
Em 2014, o segmento scooter teve um crescimento acima da média no mercado brasileiro de duas rodas. Segundo dados da Abraciclo, associação que reúne os fabricantes, este nicho teve aumentou 30,8% em relação ao ano passado. Foram vendidas 38.344 unidades entre janeiro e novembro, enquanto no mesmo período de 2013 foram comercializados 29.314 scooters.
Com as vendas em alta, alguns fabricantes estão investindo cada dia mais pesado neste mercado. A Honda, por exemplo dobrou a produção do PCX 150. Além disso, já existem rumores – ainda não confirmados pela assessoria de imprensa da marca – de que um novo Lead com visual repaginado e motor mais forte, com 125 cc deve chegar às concessionárias em breve. Com o PCX e o Lead, a Honda lidera o segmento com folga. Para se ter uma ideia, os dois modelos venderam até novembro deste ano 17.737 e 9.323 unidades, respectivamente, segundo dados de emplacamento da Fenabrave.
Já entre os modelos de baixa cilindrada o Honda PCX se destaca
Outro bom exemplo é a Dafra. Focando, aparentemente, todas suas energias no segmento scooter, a marca tem apresentado bom desempenho de vendas neste nicho específico. Em 2012 foram 2.501 unidades e no ano passado, 3.378 scooters emplacados. A Dafra pretende encerrar 2014 com 4.600 unidades comercializadas, entre o Citycom 300, Maxsym 400, o pequeno Smart 125, descontinuado para o ano que vem e já contando com as primeiras unidades do Cityclass 200i, que chega às concessionárias ainda em 2014.
Lançado ontem (11/12), o novo modelo Dafra traz boas novidades: motor de 199 cm³ de capacidade com potência máxima de 13,8 cv a 7.500 rpm, rodas aro 16" e freios combinados. Esbanjando estilo e praticidade, o Cityclass tem predicados para cair na graça do consumidor que busca mais praticidade nos deslocamentos urbanos. O novo modelo tem preço sugerido de R$ 9.390. Para o ano que vem, a Dafra deve trazer ao Brasil o Maxsym 600i, outro maxi scooter fabricado pela taiwanesa SYM e um novo produto entre 50 e 125 cc mais moderno para servir de degrau ao Cityclass.
Para acirrar a disputa com a Honda, a Dafra lançou o Cityclass 200i
Que estes bons ventos soprem também para a Yamaha, que pode trazer o XMax 250 e para a Suzuki, caso resolva renovar o Burgman para o modelo de 200 cc vendido na Europa. E até mesmo para a Honda, com modelos de 300 cc, como SH ou Forza. Agora é esperar os próximos capítulos, ou melhor, lançamentos. (por Aldo Tizzani)Entre os modelos que fariam sucesso aqui está o Suzuki Burgman 200
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