Topo

Infomoto

Horex fecha as portas e demite funcionários

Infomoto

05/12/2014 14h43

HOREX_VR6_Cafe_Racer_33_ltd_1Depois de ser reativada em 2010, marca alemã Horex fecha as portas após baixas vendas

Mais uma fabricante de motocicletas fecha suas portas, dessa vez, uma alemã. Depois de anunciar a falência em setembro deste ano, a Horex fechou as portas por definitivo. Em sua página oficial do facebook, a empresa anunciou a decisão de terminar suas atividades e a dispensa de todos os seus empregados. A empresa ficou mundialmente conhecida pelos modelos Regina e Resident, dos anos 1950.

Há mais de meio século, a antiga companhia de motocicletas Horex já havia fechado as portas. No entanto, em 2010, o direito de uso de seu nome foi comprado e novas motos voltaram a ser produzidas. Inicialmente, os planos para reviver a Horex incluiam a produção de máquinas equipadas com motor de seis cilindros, sobre alimentado (supercharged). Daí, em 2011 surgiu a Horex VR6 Roadster, equipada com propulsor de seis cilindros dispostos em "V" a 15° (que você conheceu aqui).

Horex-VR6-Classic-01A Horex VR6 Classic, de 2013, foi o segundo modelo lançado pela marca após a reabertura

Dois anos depois, no final de 2013, o vice-presidente de vendas e Serviços da Horex, Fritz Rombach, apresentou uma nova versão de sua naked, a VR6 Classic, que trazia o mesmo motor de sua irmã (que você viu aqui). No entanto, ele sofreu algumas alterações para entregar mais torque em baixas e médias rotações, como a adoção do sistema de escape na configuração 6-em-2 (a Roadster é 6-em-3). Com isso, o retrabalhado motor de seis cilindros em "V" de 1.218 cm³ e ficou um pouco mais fraco que o da versão Roadster, produz 126 cv a 8.500 rpm e 12,3 kgf.m de torque a 7.000 rpm contra os 161 cv a 9.000 rpm e 13,07 kgf.m de torque da versão naked.

Apesar de uma boa estratégia de mercado e um preço razoavelmente baixo para uma motocicleta exclusiva (cerca de 24.000 euros), o baixo volume de vendas acabou com o fundo monetário da empresa e levou a marca a falência. (por Roberto Brandão Filho)

 

Horex-VR6-Classic-03As novas motocicletas da Horex saiam com motor de seis cilindro em "V" dispostos a 15° 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.